NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Sob o lema ‘Portugal. La Diversité’, é apresentado um país, largamente conhecido pela sua capacidade de receber bem todos os que o visitam, um país aberto a outras culturas, tolerante inclusivo. uma diversidade que se reflete na sua oferta, com destaque para a natureza, o mar, o sol, a música e os sabores”, sublinha um comunicado oficial.

Os setores nacionais do turismo e do imobiliário e as vantagens do destino Portugal para local de filmagens serão alguns dos pontos em destaque num conjunto de iniciativas para promoção e divulgação de Portugal em Paris e em França, que hoje, dia 15 de maio, se iniciam, prolongando-se por quatro dias, até sábado próximo.

O conjunto desta ações foi designado ‘Sous le Soleil de Portugal’.

 

“O Turismo de Portugal participa na ação ‘Sous le Soleil de Portugal’ dando continuidade à sua estratégia de comunicação do destino turístico, que elege espaços comerciais que tenham grande afinidade com o consumidor francês e que possuam uma rede de agências de viagens. Sob o lema ‘Portugal. La Diversité’, é apresentado um país, largamente conhecido pela sua capacidade de receber bem todos os que o visitam, um país aberto a outras culturas, tolerante inclusivo. uma diversidade que se reflete na sua oferta, com destaque para a natureza, o mar, o sol, a música e os sabores”, sublinha um comunicado oficial.

A principal ação de promoção neste âmbito está a decorrer até 25 de junho no BHV Marais, a ‘flagship store’ do Grupo Galeries Lafayette, com o apoio da aicep Portugal Global e do Turismo de Portugal.

 

Ontem, dia 15 de maio, pelas 20h30m, decorreu a cerimónia de inauguração, nas instalações do BHV Marais, com a presença do presidente do grupo francês, Philippe Houzé; do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante dias; da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho; do presidente da AICEP, Luís Castro Henriques; do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo; e do embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira.

 

Segundo um comunicado conjunto da aicep Portugal Global e do turismo de Portugal, “portugal vai assim estar presente junto do segmento médio-alto que, durante sete semanas, ficará a conhecer produtos e serviços portugueses dos mais variados setores, disponíveis em venda direta: desde acessórios de moda, a produtos de casa e ‘gifts’, cerâmica decorativa, alimentação e bebidas, artesanato, produtos culturais e ainda pacotes de viagens que abrangem o país de norte a sul, incluindo as ilhas”.

 

De acordo com esse documento, “esta operação comercial envolve a participação de mais de meia centena de empresas nacionais e de parceiros do BHV Marais, como a ‘concept store’ parisiense ‘Lusa Luso’, a empresa ‘Comme à Lisbonne’ e a ceramista Anna Westerlund”.

 

“Estão igualmente presentes marcas e empresas portuguesas do setor alimentar, com ações de degustação de produtos alimentares e vinhos portugueses, bem como ações de ‘show cooking’, apresentadas pelo ‘chef’ Rui Cardoso”, adianta o referido comunicado.

O comunicado em causa nota ainda que “o destaque concedido ao destino turístico e às marcas portuguesas constitui uma oportunidade única para aumentar a notoriedade dos produtos nacionais, com a possibilidade algumas das marcas e produtos expostos permanecerem na oferta diária do BHV Marais, após a finalização da campanha”.

 

“Na livraria, estão também disponíveis livros de um conjunto alargado de editoras portuguesas, de autoria portuguesa ou sobre Portugal (História e ensaio, Arte e Fotografia, Ficção, Poesia, BD, Infanto-Juvenil), estando também prevista a dinamização de sessões de autógrafos, envolvendo diversos autores. Ainda na área cultural, e a convite do BHV Marais, em colaboração com a Galeira Jeanne Bucher Jaeger, será apresentada uma exposição do artista português Rui Moreira”, acrescenta o comunicado da aicep Portugal Global e Turismo de Portugal.

 

Por outro lado, a presença do destino turístico nacional no mercado gaulês, um dos que tem mostrado mais apetência, a par do investimento em imobiliário no nosso país, “está materializada, designadamente, numa montra exclusiva para a divulgação de propostas concretas de férias para Portugal, na exibição de grandes painéis com a campanha de publicidade do destino turístico, para além da criação de seis pacotes de viagens a Portugal, que são comercializados na rede de 12 agências da Lafayette Voyage espalhadas por todo o país”.

 

“A ação de promoção ‘Sous le Soleil du Portugal’ serve de âncora a um conjunto de mais de 30 iniciativas de âmbito económico e cultural, com a designação de ‘Agenda Portugal à Paris’, que decorre ao longo de sete semanas, com o envolvimento de cerca de 20 entidades locais e portuguesas, sob coordenação da aicep Portugal Global e da Embaixada de Portugal em França”, sublinha o referido comunicado.

 

Entre as iniciativas incluem-se encontros com investidores franceses, participação de empresas portuguesas em feiras, ações de promoção de empresas e marcas portuguesas, degustação de vinhos e produtos alimentares, conferências e encontros, como a ‘Jornada da Língua Portuguesa’, que conta com a presença do humorista Ricardo Araújo Pereira, ‘workshops’, exposições, concertos, destacando-se a presença da fadista Gisela João, cinema, contando-se a antestreia do filme “11 vezes Fátima”, de João Canijo, entre outras ações.

 

“A ação ‘Sous le Soleil du Portugal’ no BHV Marais e todas as atividades coordenadas pela AICEP na “Agenda Portugal à Paris” vão promover a excelência do design, inovação e qualidade da oferta portuguesa no exigente mercado francês. Uma proposta de valor forte e competitiva que encontra aqui o palco ideal para projetar a imagem do País, ao mesmo tempo que promove as empresas e produtos portugueses em França, um dos principais parceiros comerciais de Portugal”, defende Luís Castro Henriques, presidente da AICEP.

 

Já Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal considera que “o mercado francês é estratégico para o turismo em Portugal”.

 

“Em 2018, recebemos mais de 1,3 milhões de franceses e este continua a ser um dos principais mercados para o nosso país. Com esta e outras ações que o Turismo de Portugal está a promover em França, pretendemos incrementar o fluxo turístico para Portugal e aumentar a notoriedade do país, não só para visitar, mas também, para estudar, investir e viver”, assume aquele responsável.

 

“A ação ‘Sous le Soleil du Portugal’ constitui uma excelente iniciativa de promoção da imagem de Portugal, da qualidade das marcas portuguesas e da excelência do nosso país como destino turístico. Há muito que não tínhamos em França uma iniciativa desta envergadura e desta visibilidade e estou muito satisfeito que vá ter lugar num momento muito dinâmico e de cada vez maior densidade e complexidade das relações bilaterais Portugal-França, a todos os níveis. Temos que aproveitar bem esta oportunidade. É a hora!”, desafia Jorge Torres Pereira, embaixador de Portugal em Paris.

 

Para acompanhar esta e outras promoções nacionais em Paris, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, efetuou uma deslocação oficial a França para participar num conjunto de atividades, “em que se incluem uma apresentação do Programa Revive e o posicionamento de Portugal como destino de filmagens internacionais”, como destaca um, comunicado do Ministério da Economia.

 

Segundo esse documento a visita começa em Paris, no dia 15 de maio, com a inauguração da iniciativa ‘Sous le Soleil du Portugal’, nas galerias BHV, no coração da capital francesa, “que ao longo de sete semanas fazem uma mostra de Portugal nas suas diversas dimensões, da moda à cultura, passando pela gastronomia e pelo artesanato”.

 

“Até 25 de junho, será possível adquirir produtos portugueses e provar os nossos sabores, bem como comprar pacotes de viagens para o nosso país”, adianta o referido comunicado.

 

No dia 17 de maio, a secretária de Estado do Turismo vai intervir na inauguração do Salão do Imobiliário e do Turismo Português, e vai posteriormente fazer uma apresentação do Programa Revive perante investidores franceses.

Já no dia 18 de maio, Ana Mendes Godinho “estará no Festival de Cannes, numa ação de promoção e de apresentação de Portugal como destino de filmagens e do incentivo financeiro (‘cash rebate’) para a captação de produções internacionais”.

“Serão ainda realizados diversos encontros com empresários, operadores turísticos, jornalistas e com a comunidade portuguesa em França”, conclui o comunicado em causa.

Partilhar