NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Este ano houve mais empresas portuguesas na ABAV Expo, que se realizou em São Paulo a semana passada. A justificação está no crescimento do mercado, no “aumento do interesse dos brasileiros por Portugal” disse ao Turisver.com o coordenador do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Barreiros Cardoso que, no entanto, deixou alertas.

À margem daquela que é a maior feira de turismo do Brasil, Bernardo Cardoso explicou ao Turisver.com que a presença de empresas portuguesas na ABAV Expo tem vindo a aumentar, levando a que o espaço de Portugal na feira também aumente. “São as empresas que comandam” e é a sua vontade de estarem presentes no mercado brasileiro que acaba por moldar a presença de Portugal na ABAV Expo, explicou.

 

Sobre o mercado brasileiro, Bernardo Cardoso avança que o número de brasileiros que viaja para Portugal está a “crescer acima dos 11%”. Confessando que  “pessoalmente esperava mais”, afirma também que “perante o que está a acontecer, sobretudo as desvalorizações cambiais, crescer 11% é verdadeiramente extraordinário”. Alerta no entanto que “há que ter algum cuidado com esse crescimento” porque “o Brasil não é um país fácil” e “é importante que tenhamos a noção que, para além de uma crise económica, o Brasil atravessa também neste momento uma crise política” e que “o câmbio, neste momento, é um grave problema para Portugal”.

 

Mesmo assim o coordenador do Turismo de Portugal no Brasil garante que “o desejo dos brasileiros por Portugal aumentou e visitar Portugal está entre as prioridades deles”. O mercado brasileiro, sublinha, “tem um potencial de crescimento extraordinário” com “a vantagem de que o brasileiro viaja todo o ano”, mas isso depende da estabilidade económica e cambial.

 

Para Bernardo Cardoso “o facto de termos ganho o prémio de Melhor Destino do Mundo” ajudou ao aumento do interesse porque é revelador de novos produtos e novas concepções que se alargam a todo o país. Por isso, afirma, há uma grande curiosidade pelo destino que vai muito além de Lisboa.

Partilhar