NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Poucos meses depois de o Bison ter adquirido o banco de investimento Banif (BBI) através do braço Bison Financial, o BBI deixa cair esta sigla e passa a Bison Bank.

Há um novo nome na banca de investimento em Portugal: o Bison Bank. Esta é a designação dada ao Banif Banco de Investimento (BBI) pelos chineses da Bison Financial, depois da aquisição ter sido fechada no passado mês de Julho e de ter sido avançado o pedido de registo da marca em Agosto.

O anúncio do lançamento da nova marca foi feito pelo Bison Capital Holding – detentora do Bison Financial - esta segunda-feira, dia 26 de Novembro. No mesmo comunicado, esclarece que o antigo pólo de research do Banif vai agora distinguir-se "com base na ligação privilegiada ao mercado asiático", posicionando-se como a "ponte financeira entre a Ásia, Europa e vice-versa" e abrindo "oportunidades de investimento nos mais variados países".

"Com esta aquisição e o lançamento do Bison Bank, iremos apoiar clientes asiáticos interessados em investir e expandir a actividade internacionalmente, bem como a investidores internacionais interessados na China", comentou Lijun Yang, presidente não - executiva do Bison Bank.

Esta vantagem, dada pelo accionista chinês, torna-se relevante "neste actual contexto em que Portugal se posiciona como o segundo país europeu que mais investimento chinês recebe, quando ponderado pela sua dimensão económica", lê-se na nota dirigida à imprensa.

 

A partir de agora, as actividades do recém-baptizado Bison Bank vão centrar-se na gestão de riqueza, gestão de activos e banca de investimento. Aquando da aquisição, foram injectados no BBI pela Bison Capital 41 milhões de euros, "tendo em vista o desenvolvimento de negócio", explicou fonte oficial ao Negócios na altura. Este foi um dos primeiros passos dados pelo novo accionista, depois da aquisição do BBI à Oitante, pertença do Fundo de Resolução, que aconteceu em Julho - passado dois anos do processo ter sido iniciado.

Partilhar