NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 14h30 desta quarta-feira, dia 17 de Abril, no Altice Forum Braga, mas sabe-se já que o estatuto PME Excelência vai ser atribuído a 472 empresas do turismo, mais 20% que o ano passado, que no seu total representam 19,8% do universo Excelência, sublinha o Turismo de Portugal.

Na informação emanada do Turismo de Portugal pode ler-se que “no seu conjunto, as 472 empresas do turismo distinguidas como PME Excelência representam 13.848 postos de trabalho directos e apresentaram um volume de negócios de 865 milhões de euros em 2018”. As mesmas empresas representam um activo líquido de 795 milhões de euros, e têm uma autonomia financeira média de 61% e bons níveis de rentabilidade. “O turismo representa, assim, uma quota de 19,8% do universo Excelência, sendo um dos sectores que regista níveis de crescimento em todos os indicadores de desempenho”

 

Atribuído a empresas que se distinguiram pelos seus desempenhos económico-financeiros e de gestão, o estatuto PME Excelência, outorgado do Turismo de Portugal e IAPMEI, distingue este ano 326 estabelecimentos de restauração e bebidas, 112 alojamentos, 16 agências de viagem, 12 empresas de animação turística e 6 rent-a-car.

 

Os distritos de Lisboa, Porto e Faro são aqueles em que se concentra um maior número de empresas com estatuto de PME Excelência. Concretamente, Lisboa tem 140, o Porto 105 e Faro 103 empresas distinguidas. Tudo somado, estes três distritos concentram 73,7% das PME Excelência.

 

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, destaca que “em termos evolutivos, de 2009 a 2018, o número de empresas do turismo distinguidas como PME Excelência passou de 27 para 472. Só de 2017 para 2018, registou-se um acréscimo superior a 20% no número de empresas neste universo”. Luís Araújo considera assim “essencial o apoio às empresas no desenvolvimento de uma visão criativa e inovadora, para posicionar Portugal como líder do turismo do futuro”.

 

Criado numa parceria com o IAPMEI e os principais bancos, PME Excelência é um estatuto de qualificação empresarial, que tem o objectivo de premiar o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores e que visa conferir notoriedade junto do mercado e proporcionar o acesso facilitado a financiadores e a soluções de crédito ajustadas às suas estratégias de investimento.

Partilhar