NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Huawei e a StartUP Portugal assinaram um acordo de parceria destinado a impulsionar a inovação e o empreendedorismo em Portugal, com o objectivo de explorar oportunidades de cooperação no âmbito da estratégia nacional para o empreendedorismo.

O primeiro momento desta parceria vai assinalar-se na Web Summit, conferência tecnológica, que está a decorrer esta semana, e na qual a Huawei vai apoiar a presença da StartUP Portugal através de um stand powered by Huawei, que  vai utilizar equipamentos da marca.

 

Criada em 2016 pelo Ministério da Economia, a StartUP Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo é uma das organizações responsáveis pela dinamização do ecossistema empreendedor de Portugal. Com foco na criação e apoio deste ecossistema à escala nacional, a StartUp Portugal tem também como missão atrair investidores, tanto nacionais como estrangeiros, melhorar o financiamento das startups ao longo de todas as fases do seu desenvolvimento e promover o crescimento das startups portuguesas em mercados externos.

 

«A StartUP Portugal tem tido um contributo assinalável para a economia nacional, impactando de forma positiva o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação», afirma Diogo Madeira da Silva, head of Public Affairs & Communications da Huawei em Portugal. «Com esta parceria, pretendemos apoiar a StartUp Portugal nas suas actividades e, consequentemente, reforçar a posição de Portugal enquanto hub tecnológico e empreendedor.»

 

A Huawei tem feito um grande investimento em Investigação & Desenvolvimento e a nova parceria com a StartUP Portugal vem reforçar o apoio da empresa ao ecossistema de empreendedorismo e inovação em Portugal, que se encontra «em franca expansão», lê-se em comunicado.

 

Estudantes portugueses vão fazer formação na China

Entretanto, a Huawei anunciou os dez estudantes seleccionados para a iniciativa Seeds for the Future. Os alunos vão ter a oportunidade de integrar um programa de formação na sede da Huawei, em Shenzhen, na China, e conhecer uma das mais avançadas e inovadoras instalações de Investigação & Desenvolvimento do mundo.

 

Os estudantes seleccionados são das áreas de Engenharia Eletrotécnica e de Comunicações e Informática e são oriundos de diversas instituições portuguesas de ensino. Além da oportunidade de formação e networking com engenheiros de alto nível da Huawei, os estudantes terão também direito a uma semana de experiência cultural em Pequim.

 

«O Seeds for the Future é um dos contributos da Huawei para a capacitação do talento nacional, num contexto em que as TIC assumem um peso crescente na economia do país», afirma Diogo Madeira da Silva, head of Public Affairs & Communications da Huawei em Portugal. «Este programa representa também o compromisso contínuo que a Huawei tem com Portugal, bem como o investimento que tem vindo a ser feito ao longo dos 15 anos de presença no país».

 

A primeira edição do Seeds for the Future decorreu em Julho de 2015, após a assinatura do Memorando de Entendimento com a AICEP para a implementação desta iniciativa em Portugal, em Maio de 2014, durante a visita oficial à China do então Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.

Partilhar