NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Evolução da população e moradores próximos são duas novas funcionalidades lançadas pela startup portuguesa, com dados do INE e Census.

Porque hoje é Dia Mundial da Estatística, a Mapidea, parceira do Dinheiro Vivo - que semanalmente faz um resumo da evolução da pandemia no país em dois mapas -, apresenta novas ferramentas de trabalho.

 

"Celebramos este dia renovando o nosso compromisso na contribuição para a literacia dos dados geográficos", escreve a Mapidea num curto vídeo em que dá exemplos do trabalho desenvolvido para ajudar a interpretar dados em temas tão atuais como a covid.

 

Nascida em 2014 pela mão de Miguel Marques e Eduardo Ramos e tendo garantido três anos depois a entrada no portefólio da Portugal Ventures e 250 mil euros para se desenvolver (leia aqui tudo sobre a Mapidea), esta startup continua a inovar.

 

"Para além do objetivo comercial da Mapidea, definimos como missão social contribuir para o aumento da literacia geográfica", explica Miguel Marques, justificando assim o dashboard COVID, que produz os mapas semanais (antigamente diários) também publicados aqui no Dinheiro Vivo.

 

"Criámos também uma página sobre a evolução da população portuguesa (dados do INE), a Popmap, e outra que permite saber quantas pessoas moram à nossa volta (dados dos Censos, INE), a Locali", sublinha o empreendedor.

 

O Dia Mundial da Estatística celebra-se a cada cinco anos a 20 de outubro, data escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas para assinalar a importância das estatísticas oficiais e o seu valor, enquanto bem público, no poder de decisão dos governantes, organizações e cidadãos.

Partilhar