NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A SPI promoveu o primeiro workshop da plataforma do projeto "AANChOR", dedicada à transferência de conhecimento para inovação e economia oceânica, no dia 5 de fevereiro, em Bruxelas, Bélgica.

A plataforma é liderada pela SPI e o workshop foi conduzido pela consultora Ana Carolina Gomes. A reunião contou com a presença de especialistas da plataforma, observadores externos de projetos-irmãos e membros do "AANChOR".

 

"AANChOR" é um projeto financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, e tem como objetivo promover e fomentar a cooperação em investigação e inovação entre os países que bordeiam o Oceano Atlântico, da Antártida ao Ártico. O projeto conta com um total de 17 parceiros provenientes da Europa (Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, França), África (Cabo Verde, Africa do Sul) e América do Sul (Brasil, Argentina).

 

Os principais objetivos desta reunião foram: promover discussões sobre dois produtos que estão sendo desenvolvidos atualmente pelo WP4 do "AANChOR"; pensar cooperativamente em possíveis ações conjuntas para receber financiamento que será disponibilizado pelo projeto; e garantir que esta plataforma de especialistas seja ativa e coesa, contribuindo para uma forte cooperação atlântica na área de economia azul. Os resultados do workshop foram apresentados posteriormente à comunidade científica em uma sessão conjunta que reuniu vários projetos de investigação que estão em andamento na bacia do Atlântico.

 

Também em Bruxelas, nos dias 6 e 7 de fevereiro, a SPI participou no "All Atlantic Ocean Research Forum", um grande evento promovido pela Comissão Europeia com o objetivo de envolver e fortalecer a comunidade do Oceano Atlântico. Por meio de um diálogo com várias partes interessadas, o Fórum busca construir uma parceria científica atlântica ainda mais próxima, apoiando a implementação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável, e a transição para um oceano saudável.

Partilhar