NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A primeira visita será em São Tomé e Príncipe, nos dias 25 e 26 de junho. Segue-se Moçambique, nos dias 5 e 6 de julho, e Cabo Verde, a 16 e 17 de julho. Para Angola, ainda não há data marcada.

Está confirmado: António Costa vai fazer um “périplo” por África durante este verão. A informação foi confirmada ao ECO por fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro, depois de Marques Mendes ter falado destas visitas no seu espaço habitual de comentário, na SIC, este domingo.

 

A primeira visita será em São Tomé e Príncipe, nos dias 25 e 26 de junho. Segue-se Moçambique, nos dias 5 e 6 de julho, e Cabo Verde, a 16 e 17 de julho, altura em que vai decorrer a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Segundo fonte oficial do gabinete de António Costa, também está planeada uma visita a Angola, mas ainda não há data marcada para esta viagem.

 

No domingo, Marques Mendes referiu que a visita a Angola deverá realizar-se na segunda quinzena de julho, sem precisar os dias. O comentador detalhou ainda que esta visita só poderia acontecer nesta altura, uma vez que Luanda exige que o processo de Manuel Vicente, ex-vice-presidente angolano, esteja fisicamente no país antes de formalizar datas para esta visita.

 

“Para Angola não chega a decisão” das autoridades nacionais de transferir o processo para Angola. O processo “tem de estar fisicamente em Angola”, disse Marques Mendes num comentário este mês.

 

Também este mês, o presidente angolano, João Lourenço, disse numa entrevista à Euronews que “as relações com Portugal vão bem” e que os angolanos estão “ansiosos em receber António Costa em Luanda”.

Partilhar