NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Apesar da situação provocada pela COVID-19, e porque nem todos os negócios sofrem com a atual crise, a Yubico verificou um aumento da procura das suas chaves de segurança, muito em face do aumento do trabalho remoto e do aumento do número de lojas online, mas também pelo facto da empresa ter expandido recentemente o seu negócio ao possibilitar o “arrendamento” das suas chaves.

A Yubico é uma empresa fundada em 2007 pela empreendedora Stina Ehrensvärd, com sede em Estocolmo e uma equipa de 260 pessoas localizada em 7 países. A empresa tornou-se líder mundial na segurança da autenticação online em motores de busca e plataformas online ao ponto de trabalhar com 9 das 10 maiores gigantes tecnológicas do mundo (estando, inclusive, a desenvolver novos standards de segurança com a Google) e múltiplas autoridades públicas como o Governo Sueco, Britânico, Norte-Americano e a empresa portuguesa Portugal Telecom.

 

Como consequência, a AMF, um dos maiores fundos de pensões da Suécia, decidiu agora investir na empresa com uma injeção de mais 300 milhões de SEK (30 milhões de euros), o que corresponde a uma avaliação da empresa de 6 mil milhões de SEK (cerca 600 milhões de euros). A AMF torna-se assim o 5ª maior shareholder da empresa tecnológica de segurança, justificando o seu investimento (à semelhança do que fizeram na Spotify e na Izettle), pelo facto da Yubico apresentar um crescimento impressionante e ter tido um excelente sucesso comercial nos últimos anos. Notar que esta é uma empresa que obteve lucro nos últimos 6 anos e que no ano de 2018, a título de exemplo, viu as suas vendas aumentarem 63 por cento comparativamente a 2017.

 

A principal inovação da empresa foi a introdução no mercado da YubiKey, uma pequena pen USB e chave NFC que assegura o acesso seguro a um sem número de serviços online e sistemas IT, sendo a primeira a garantir a autenticação por password única com um único toque e sem necessidade de software. Adicionalmente, para proteger segredos em servidores, foi criada a YubiHSM, o módulo de segurança hardware mais pequeno do mundo.

 

Curiosamente, o nome dado às chaves de segurança da empresa derivam da perspetiva de ter uma chave ubíqua que permita o acesso seguro a um qualquer número de sistemas de IT. A palavra “yubi” significa “dedo” em japonês e, precisamente, ao tocar-se na YubiKey com o dedo a chave possibilita a verificação de uma presença humana, garantindo que não há acesso por parte de um hacker remoto.

 

Esta é assim mais uma empresa sueca com um crescimento meteórico, na senda das muitas que têm surgido nos últimos anos (e.g. iZettle, Spotify, Klarna, Detectify e TrueCaller) e demonstrativa do porquê da Suécia ser o país mais inovador da União Europeia.

Partilhar