NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Agora, a capital de risco Atena sai. Equipa de gestão e acionistas minioritários tomam conta da empresa.

A Atena Equity Partners concluiu a alienação da sua participação maioritária na ASBW em quatro anos: quatro anos depois de ter adquirido os ativos da metalúrgica falida, entrega a empresa à equipa de gestão e acionistas minoritários a faturação 34 milhões de euros, metade dos quais na exportação.

 

A operação, realizada em Agosto passado, depois do volume de negócios da ASBW ter triplicado, e agora liquidada, foi concretizada no âmbito de um management buyout (MBO). E Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners, sublinha: ". Em apenas quatro anos conseguimos transformar os ativos de uma sociedade insolvente numa empresa líder, que é hoje o maior produtor ibérico de lingote e barra de latão. Criámos dezenas de postos de trabalho, fomentámos as exportações e mais do que triplicámos as vendas da empresa".

 

O investimento principal da Atena Equity Partners na ASBW, em Santa Maria da Feira, realizou-se no início de 2016, altura em que esta empresa adquiriu todos os ativos da então insolvente Alberto da Silva Barbosa & Filhos no âmbito de uma venda dos ativos em leilão. Sob a sua gestão, explica, a ASBW implementou "rigorosos procedimentos de gestão de risco de oscilação do preço das matérias primas, adotou políticas de gestão de risco de crédito, apoiou o desenvolvimento dos principais clientes portugueses e reforçou as exportações, com destaque para o mercado alemão. Foram ainda realizados investimentos relevantes nas infraestruturas".

 

Fruto do trabalho desenvolvido, a ASBW tornou-se numa empresa PME líder com 65 trabalhadores e capacidade para transformação de 40.000 toneladas, o que a torna líder ibérica no seu setor de atividade.

Partilhar