NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

As exportações portuguesas de mobiliário estabilizaram e as de colchoaria aumentaram 5% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2018, somando 460 milhões de euros e destacando-se o desempenho do mercado alemão, anunciou hoje a associação setorial.

De acordo com a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), as vendas para a Alemanha - que é o terceiro cliente das exportações portuguesas do setor, com uma quota de 7% - cresceram mais de 46% até março, para 32 milhões de euros.

 

No primeiro lugar do 'ranking' continuou o mercado francês, com 155 milhões de euros em vendas, mais 1% do que no primeiro trimestre de 2018, e uma quota de 34% do total de exportações do setor.

 

A França é seguida de perto pela Espanha, para onde o setor português de mobiliário e colchoaria vendeu 107 milhões de euros, correspondentes a uma quota de mercado de 23%.

 

No período, as importações de mobiliário e colchoaria aumentaram 11% face ao período homólogo, fixando-se nos 228 milhões de euros, mantendo-se a balança comercial do setor com um saldo superavitário.

Partilhar