NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A mobinteg volta a marcar presença no Web Summit, este ano em dose dupla. A tecnológica portuguesa de soluções mobile e Internet das Coisas (IoT) terá não um, mas dois stands naquela que é a maior conferência de Tecnologia do mundo, com duas soluções distintas, SMIITY e ‘Tá Pedido, sendo que a segunda será oficialmente apresentada a público nesta edição do evento.

No Web Summit, a plataforma ‘Tá Pedido está classificada como projeto Alfa e será apresentada no dia 7 de novembro, no stand A-625 (secção de Travel). Já a SMIITY, projeto Beta da mobinteg, estará no stand B-408 (secção de Lifestyle, Recreation & Wellness) no dia 9 de novembro.

 

"Queremos mostrar em Portugal ao mundo o que desenvolvemos de inovador e diferenciador", afirma Fernando Pinto, founder da mobinteg, sobre a presença da empresa no Web Summit.

O Web Summit terá expositores e conferências na Altice Arena e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), decorrendo entre 6 e 9 de novembro.

 

mobinteg apresenta plataforma ‘Tá Pedido no Web Summit

O ‘Tá Pedido é uma plataforma de gestão de transportes a pedido, flexível, que procura cobrir falhas dos transportes públicos tradicionais, colmatar fracas acessibilidades e promover a inclusão social, melhorando e aumentado o acesso bens e serviços. Será oficialmente apresentada ao público nesta edição do Web Summit.

Através de uma app gratuita, mobile (iOS e Android) e web, o cliente (ou familiar) pode recorrer ao serviço descentralizado (Junta de Freguesia, Casa do Povo, entre outras entidades), telefonar para central coordenadora e pedir uma viagem, identificando a origem, o destino e o horário.

 

Posteriormente, o passageiro é alocado numa rota do serviço e, de acordo com os pedidos, o operador (ou operadores) efetua a gestão de recursos (veículos e condutores). Tipicamente são usados veículos de pequenas dimensões, como táxis e miniautocarros, sendo o custo da tarifa maior que serviço regular e menor que táxi.

 

SMIITY continua a transformar cidades em smart destinations

A SMIITY é uma solução pioneira que vai além dos guias turísticos convencionais, já que permite que pontos de interesse comuniquem com os seus cidadãos e turistas através da ligação Bluetooth a pequenos emissores de sinais: os beacons. Quando o utilizador está na proximidade de um beacon, receberá notificações push com conteúdos exclusivos alusivos àquele local, sendo este o "narrador" da sua própria história.

 

A par dos pontos de interesse, a SMIITY disponibiliza informação contextual e local, desde notícias, eventos e percursos pedestres, permitindo ainda a partilha destes conteúdos nas redes sociais. Existe ainda uma versão em realidade aumentada, a SMIITY AR, que permite encontrar pontos de interesse quando o utilizador aponta a câmara em seu redor.

 

Todos os conteúdos são apresentados ao cidadão ou turista na língua do seu dispositivo, o que torna a SMIITY mais completa. De referir também que esta é uma aplicação inclusiva, nomeadamente para a comunidade invisual, dado que dispõe de um Assistente Visual o qual, com recurso à funcionalidade text-to-speech, que converte o texto em áudio, também na língua do utilizador.

 

Ainda que Portugal seja, atualmente, o principal mercado, tendo facilitado já a transformação de vários municípios portugueses entre eles Óbidos, Ferreira do Alentejo, Ponte de Sor, Sabugal, Lousã, Elvas ou Valongo, a SMIITY tem vindo a conquistar terreno lá fora, estando já implementada em Itália, na região de Vale di Susa.

 

Gratuita e compatível com dispositivos iOS e Android, a SMIITY pode ser descarregada no Google Play e na App Store, existindo também uma versão para Apple Watch.

Partilhar