No Web Summit, a plataforma
‘Tá Pedido está classificada como projeto Alfa e será apresentada no dia
7 de novembro, no
stand A-625 (secção de
Travel). Já a
SMIITY, projeto Beta da mobinteg, estará no
stand B-408 (secção de
Lifestyle,
Recreation &
Wellness) no dia
9 de novembro.
"Queremos mostrar em Portugal ao mundo o que desenvolvemos de inovador e diferenciador", afirma Fernando Pinto, founder da mobinteg, sobre a presença da empresa no Web Summit.
O Web Summit terá expositores e conferências na Altice Arena e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), decorrendo entre 6 e 9 de novembro.
mobinteg apresenta plataforma ‘Tá Pedido no Web Summit
O ‘Tá Pedido é uma plataforma de gestão de transportes a pedido, flexível, que procura cobrir falhas dos transportes públicos tradicionais, colmatar fracas acessibilidades e promover a inclusão social, melhorando e aumentado o acesso bens e serviços. Será oficialmente apresentada ao público nesta edição do Web Summit.
Através de uma app gratuita, mobile (iOS e Android) e web, o cliente (ou familiar) pode recorrer ao serviço descentralizado (Junta de Freguesia, Casa do Povo, entre outras entidades), telefonar para central coordenadora e pedir uma viagem, identificando a origem, o destino e o horário.
Posteriormente, o passageiro é alocado numa rota do serviço e, de acordo com os pedidos, o operador (ou operadores) efetua a gestão de recursos (veículos e condutores). Tipicamente são usados veículos de pequenas dimensões, como táxis e miniautocarros, sendo o custo da tarifa maior que serviço regular e menor que táxi.
SMIITY continua a transformar cidades em smart destinations
A SMIITY é uma solução pioneira que vai além dos guias turísticos convencionais, já que permite que pontos de interesse comuniquem com os seus cidadãos e turistas através da ligação Bluetooth a pequenos emissores de sinais: os beacons. Quando o utilizador está na proximidade de um beacon, receberá notificações push com conteúdos exclusivos alusivos àquele local, sendo este o "narrador" da sua própria história.
A par dos pontos de interesse, a SMIITY disponibiliza informação contextual e local, desde notícias, eventos e percursos pedestres, permitindo ainda a partilha destes conteúdos nas redes sociais. Existe ainda uma versão em realidade aumentada, a SMIITY AR, que permite encontrar pontos de interesse quando o utilizador aponta a câmara em seu redor.
Todos os conteúdos são apresentados ao cidadão ou turista na língua do seu dispositivo, o que torna a SMIITY mais completa. De referir também que esta é uma aplicação inclusiva, nomeadamente para a comunidade invisual, dado que dispõe de um Assistente Visual o qual, com recurso à funcionalidade text-to-speech, que converte o texto em áudio, também na língua do utilizador.
Ainda que Portugal seja, atualmente, o principal mercado, tendo facilitado já a transformação de vários municípios portugueses entre eles Óbidos, Ferreira do Alentejo, Ponte de Sor, Sabugal, Lousã, Elvas ou Valongo, a SMIITY tem vindo a conquistar terreno lá fora, estando já implementada em Itália, na região de Vale di Susa.
Gratuita e compatível com dispositivos iOS e Android, a SMIITY pode ser descarregada no Google Play e na App Store, existindo também uma versão para Apple Watch.