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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

“#Brelcome – Portugal will never leave you” é o mote da nova campanha de promoção de Portugal no Reino Unido. Com um investimento de 200 mil euros, a campanha vai estar em vigor até Junho e tem como principal objectivo afirmar aos britânicos que com ou sem (hard) Brexit, Portugal vai continuar a recebê-los de braços abertos, da mesma forma que o fez até hoje.

Com ou sem Brexit, aconteça este da forma e quando acontecer, Portugal quer continuar a contar com os turistas britânicos que são o seu principal mercado turístico. Para que não surjam sequer hiatos na sua vinda, o Governo elaborou um plano de contingência que contém várias medidas, entre as quais uma campanha de promoção específica para contrariar os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia.

 

A nova campanha, que tem como tema “#Brelcome – Portugal will never leave you”, foi apresentada sexta-feira na Bolsa de Turismo de Lisboa, durante um fórum dedicado ao Brexit, onde o presidente do Turismo de Portugal explicou que o que se pretendeu com a criação desta campanha e com um slogan que resulta da junção das palavras Brexit e Welcome, foi transformar o peso da negatividade que tem a primeira palavra em algo positivo, como a palavra que significa boas-vindas.

 

“Decidimos mudar a negatividade do Brexit para algo muito mais positivo”, afirmou Luís Araújo, acrescentando que por isso, o que vamos passar a dizer aos britânicos é “Brelcome”. Esta é, segundo o presidente do Turismo de Portugal, a mensagem que Portugal pretende dar aos britânicos, sejam turistas, sejam pessoas interessadas em vir viver para o nosso país e, para Luís Araújo, “esta é a nossa mensagem mais importante dos últimos anos para o nosso mercado mais importante”.

 

“Brelcome” será a palavra sempre presente, numa campanha que vai ter vários slogans. O principal será “Portugal will never leave you” e nele a palavra Portugal será substituída por outras como “Our waves” (will never leave you), por exemplo para o segmento surf, “Our flavours” para a gastronomia, “Our greens” para o golfe. Seja qual for o target a atingir ou o segmento a promover, o que interessa marcar é que ele estará sempre aqui em Portugal e não deixará de receber os britânicos de braços abertos.

 

A campanha vai vigorar até Junho e o presidente do Turismo de Portugal está confiante nos seus resultados. “Temos vindo a partilhar a campanha secretamente e apenas no Reino Unido, na última semana e meia, e em apenas uma semana e meia, chegámos a 3,5 milhões de pessoas no Reino Unido”, disse a propósito.

 

Refira-se que o plano de contingência de Portugal para o mercado do Reino Unido, inclui também uma linha de atendimento online dedicada e uma área informativa específica no portal VisitPortugal. Portugal foi pioneiro na adopção deste plano de contingência na Europa, que garante aos britânicos que irão manter as condições de viagem de que beneficiam actualmente – designadamente isenção de vistos, criação de corredores dedicados nos aeroportos, utilização dos seguros de saúde ou reconhecimento das cartas de condução.

 

A propósito, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, sublinha que “Portugal está a mostrar ao Reino Unido que, com Brexit ou sem Brexit, criámos todas as condições para continuar a acolher da mesma forma. As medidas aprovadas pelo Governo português foram muito bem recebidas pelos operadores turísticos e pelos britânicos, que são o nosso principal mercado turístico. Já com reflexo nos números turísticos de Janeiro, em que o mercado britânico cresceu 4,3%”.

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