NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Pela primeira vez em 10 anos, uma empresa portuguesa, a Delta, lidera as perceções de marca com melhor reputação. Esta é uma das conclusões do "Global RepScore Pulse", um estudo sobre o posicionamento e a reputação das marcas em Portugal elaborado pela Onstrategy.

Além disso, há também mais marcas a alcançarem os índices reputacionais mais elevados. Hoje em dia, são 90 as marcas portuguesas e estrangeiras que figuram nos níveis de excelência de robustez (entre 70 e 80 pontos) e de excelência (mais de 80 pontos), face às 56 marcas que constavam nestes dois eixos em 2017. A causa direta desta subida dos níveis de reputação é o facto dos indicadores de país – Governo, Economia e Sociedade – estarem mais positivos em 2018, o que se reflete também no crescimento do consumo.

 

A posição de topo e sem precedentes da Delta é fruto de um trabalho de uma enorme consistência ao longo dos últimos anos em todas as dimensões emocionais e racionais, tendo sido notório o seu crescimento sólido ao nível dos índices de reputação. Neste estudo saltam também à vista três novas marcas a atingir o índice mais elevado: Olá, Lego e L'Oréal, esta última num crescimento notório e contínuo de dez anos, evoluindo desde uma avaliação moderada (63 pontos) para uma reputação de excelência (80 pontos).

 

A subida nos níveis de reputação de Portugal teve como resultado direto alavancar algumas áreas que registaram reforços estatisticamente relevantes em relação a 2017, como o Turismo e Lazer, Retalho, Multimédia e Banca. Nos lugares cimeiros dos setores com melhores índices reputacionais encontramos Alimentos e Bebidas, Bens de Grande Consumo, Retalho, Tecnologia e Saúde e Bem-Estar. Por outro lado, os setores que estiveram mais expostos a crises nos últimos anos, como a Banca, recolhem um maior ceticismo e conservadorismo por parte do público, contando com níveis de reputação menos elevados.

 

Para além da Delta, que lidera o setor de Alimentos e Bebidas, o estudo revela, ainda, as marcas com níveis de reputação mais elevados em diferentes áreas: Google (Tecnologia), Lego (Brinquedos), Vista Alegre (Bens industriais), L’Oréal (Bens de grande consumo), Ikea (Retalho Geral), Deloitte (Consultoria, Auditoria e Serviços Legais), Pestana (Turismo e Lazer), RFM (Media), TAP (Aviação), CTT (Serviços Profissionais), Galp (Energia), Visa (Cartões de crédito), Fundação Champalimaud (Saúde e Bem-Estar), Vodafone (Telecomunicações), Zara (Retalho Têxtil), Santa Casa da Misericórdia (Apostas Desportivas), Via Verde (Mobilidade), McDonald's (Retalho Alimentar), Novartis (Farmacêutico), Santander Totta (Banca), Fidelidade (Seguros) e Teixeira Duarte (Construção e engenharia) são, em 2018, líderes de reputação nas suas respetivas áreas em Portugal.

Partilhar