NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Empresa GABRIEL COUTO no Projeto de Ampliação dos Sistemas de Água Potável e Rede de Águas Sanitárias para as cidades de Santo Tomas e Acoyapa, na Nicarágua.

No final do ano de 2018, a construtora portuguesa GABRIEL COUTO disputou a fase final de um concurso internacional promovida pela “ENACAL - Empresa Nicaraguense de Acueductosy Alcantarillados Sanitarios”, em que foram admitidas apenas quatro empresas de construção, tendo sido a empresa selecionada por este organismo publico da Nicarágua, para a execução da empreitada de ampliação dos sistemas de água potável e rede de águas sanitárias para as cidades de “Santo Tomas” e “Acoyapa”.

 

A ENACAL, tem um plano de investimentos tal, para os próximos anos, que a torna um cliente alvo para a GABRIEL COUTO, que mantêm uma forte aposta na América Central.

 

Com esta nova adjudicação internacional, a GABRIEL COUTO, segue o seu caminho de conquista de negócios na América Central. Depois de ter iniciado em 2017 a sua atividade nas Honduras, que representou o primeiro passo para a entrada no mercado da América Central, avança agora determinada para um novo País, a Nicarágua.

 

A empreitada que arranca ainda este mês, têm um prazo de execução global de 12 meses, e contempla a construção da ampliação da rede de condutas de abastecimento de água e saneamento das cidades nicaraguenses de “Santo Tomas” e “Acoyapa”, incluindo ainda a construção do edifício/reservatório e respetivo sistema elevatório para abastecimento de água potável a “Santo Tomas”, com instalação de três grupos de eletrobombas, bem como a reabilitação das ETAR’s nestas duas cidades. Em termos globais, o sistema de ampliação das redes de água potável e águas residuais destas cidades, será ampliado através da construção de 483 ligações domiciliárias para água potável e 1.482 ligações domiciliares para águas residuais em “Santo Tomas”, e de 243 novas ligações para água potável e 542 para águas residuais em “Acoyapa”.

 

De salientar que até há relativamente pouco tempo, estas duas cidades nicaraguenses dispunham de serviços de abastecimento de água potável e saneamento básico muito precários, tendo sido precisamente graças aos fundos da União Europeia, através e sob administração da AECID, que foi construído o novo sistema de abastecimento de água potável e águas residuais. Com esta ampliação das redes em epígrafe, obra a cargo da GABRIEL COUTO, ambas as cidades ficarão com uma cobertura superior a 70%.

Partilhar