AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A mobinteg desenvolveu a solução "PhotoID", que introduz no mercado a funcionalidade de reconhecimento de voz, para a empresa UScope, que opera nos Estados Unidos da América. Destinada a peritos e seguradoras, permite criar relatórios automáticos e editáveis com fotografias e texto através do smartphone, evitando o uso de equipamento adicional.

Esta é uma solução mobile que permite recolher informação, tirar fotografias e gerar relatórios num só dispositivo: o smartphone. Com a "PhotoID", o perito tem a oportunidade de falar para o telemóvel em vez de escrever através da funcionalidade de reconhecimento de voz integrada no sistema: o speech-to-text.

 

Para utilizar o speech-to-text, deve pressionar o botão de captura de voz e descrever o que está a ver. Enquanto está a gravar, a aplicação transforma automaticamente o áudio em texto. Posteriormente, a descrição pode ser alterada manualmente.

 

A "PhotoID" é fácil de usar e adequada para todos os profissionais das áreas de construção, arquitetura, segurança, gestão de projetos, manutenção de instalações e inspeção de infraestruturas, pesquisa, auditoria e relatórios.

 

A "PhotoID" pode ser descarregada gratuitamente no Google Play. Em breve será disponibilizada uma versão para dispositivos iOS.

 

Speech-to-text, sincronização em tempo real e uso offline

 

Com a "PhotoID" é possível capturar, criar e enviar relatórios profissionais com fotos, onde quer que esteja, de forma simples e com menos esforço. O perito pode aproveitar melhor o tempo em campo e reduzir o tempo passado à secretária. Quando terminar a peritagem, só precisa de clicar no botão "Report" e introduzir o e-mail para onde quer enviar o relatório.

 

A solução pode ser utilizada offline, ideal para peritos que estão no terreno sem ligação a wifi ou dados móveis, isto é, o perito pode usar a app offline, e os dados são sincronizados assim que ficar online. Por outro lado, se o perito estiver com uma ligação estável à Internet, a sincronização de dados é feita em tempo real. Caso o utilizador deseje remover a informação do dispositivo, poderá movê-la para a cloud, e voltar a descarregá-la, desde que tenha acesso a wifi ou dados móveis. Além disso, o mesmo projeto pode ser gerido por vários peritos em simultâneo. Como? Basta que um perito convide um colega, ao introduzir o endereço de email, e o colega recebe automaticamente acesso ao projeto. E sempre que um faz alterações, essas ficarão disponíveis ao outro em tempo real.

 

A solução foi testada no terreno, após os furacões Harvey e Irma, que devastaram os estados norte-americanos do Texas e da Flórida, respetivamente. E foi uma mais-valia para todos os peritos e profissionais que se encontraram no terreno a avaliar os danos.

Partilhar