NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Dia 27 de novembro, das 9h às 19h, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, realiza-se a 14ª edição do Portugal Exportador, organizado pela Fundação AIP, em parceria com o Novo Banco e AICEP Portugal Global, dirigida às pequenas e médias empresas (PME) que estão a dar os primeiros passos no processo de internacionalização.

O maior evento exclusivamente dedicado à exportação em Portugal é o Portugal Exportador. Serão dez horas consecutivas de negócios e empreendedorismo, com reuniões, workshops, conferências, cafés temáticos e consultoria a ocorrer em simultâneo.

 

No Portugal Exportador será possível encontrar num mesmo espaço diferentes players de três sectores de atividade: agroalimentar, e-commerce e metalomecânica, sectores em que os portugueses se destacam ou em franco crescimento no país.

 

As exportações no sector agroalimentar, “o terceiro sector exportador” do país, nas palavras do Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, aumentaram 56% de 2010 para 2018, sendo o fator de diversificação dos países de destino fundamental para estes resultados.

 

A novidade, conta a AIP à PME Magazine, é a abordagem às exportações no sector da metalomecânica, que em 2018 atingiu um recorde nas exportações: aumentaram 11,3% para 18.334 milhões de euros, em 2018, face a igual período transato, segundo dados da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP).

 

Nesta 14ª edição do Portugal Exportador há três países em destaque: Angola, Espanha e Alemanha, com workshops diretamente relacionados com a economia, oportunidades e estratégias de negócio para entrar de forma segura e sustentada nesses mercados. Estes três mercados foram escolhidos tendo em conta a facilidade de acesso, à balança comercial, ao número de empresas portuguesas a exportar para esses mercados e ao histórico de boas relações comerciais.

 

O evento continuará a ter várias ações em paralelo como os cafés temáticos com abordagem de temas diversos, consultoria internacional, reuniões com compradores internacionais/web buyers, reuniões com Embaixadas e Câmaras de Comércio, entre outras.

 

Em 2018, o Portugal Exportador contou com 1238 visitantes, com mais de 130 oradores, 41 cafés temáticos, 23 embaixadas, 9 câmaras de comércio bilaterais e portuguesas, 18 empresas prestadoras de serviços, 8 startups e 6 gabinetes de consultoria.

Partilhar