NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Já estão abertas as candidaturas a 40 bolsas de investigação para doutoramento, do Programa MIT Portugal (MPP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com início no ano lectivo 2020/2021.

As bolsas destinam-se a candidatos individuais que procurem realizar doutoramento que tenham como base de investigação as áreas estratégicas do MPP, Ciências do Clima e Alterações Climáticas; Sistemas Terrestres – dos Oceanos ao Espaço; Transformação Digital na Manufactura; Cidades Sustentáveis; Ciência dos Dados, aplicada às áreas anteriores.

 

Podem candidatar-se todos os cidadãos nacionais, cidadãos de outros estados membros da União Europeia e cidadãos de países terceiros que residam habitualmente em Portugal. As bolsas podem prever um plano de trabalhos integralmente desenvolvido numa instituição nacional ou também um regime misto onde parte do plano de trabalhos é realizado numa instituição fora de Portugal. Com uma duração anual, podem ser renovadas até ao máximo de quatro anos.

 

As bolsas a atribuir contemplam o pagamento de um subsídio mensal ao bolseiro bem como o suporte do pagamento das propinas durante o período da bolsa e serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e Programa MIT Portugal.

 

Pedro Arezes, director nacional do MIT Portugal, explica que a abertura deste concurso tem toda a relevância e oportunidade face à necessidade de estimular a investigação em Portugal.  «Estas bolsas constituem uma oportunidade única de fomentar a investigação em Portugal, contribuindo para o reforço da estrutura científica do nosso País com o desenvolvimento de áreas de futuro e com relevância nacional e internacional como as alterações climáticas», sublinha o director nacional do MIT Portugal.

 

Pedro Arezes destaca também a importância destas oportunidades no desenvolvimento profissional e pessoal de todos os candidatos ao «potenciar a criação de uma rede de interacção entre estudantes, investigadores e múltiplas instituições de investigação de referência, com particular foco nas ligações com o MIT nos EUA».

 

Este é o primeiro concurso para bolsas de doutoramento aberto após a assinatura da renovação da parceria entre a FCT e o MIT Portugal em 2018. A parceria foi renovada até 2030.

 

As candidaturas decorrem até 14 de Agosto de e devem ser submetidas através de plataforma informática disponível no site do MIT Portugal.

Partilhar