NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

AICEP organiza, em colaboração com a AEP, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério da Economia e a Autoridade Tributária e Aduaneira, o Seminário “Acordos Comerciais da UE: os Benefícios e Oportunidades para Portugal – Canadá, Coreia do Sul e Japão”no dia 18 de novembro, no Auditório – Edifício de Serviços da AEP, em Leça da Palmeira.

Neste seminário vão ser abordados os Acordos de Comércio Livre da União Europeia, especificamente os acordos celebrados com o Canadá, Coreia do Sul e Japão, os benefícios e oportunidades que trazem para as empresas portuguesas e as Regras de Origem a respeitar nas exportações para estes países.
  
O Japão é uma das três das maiores economias mundiais, com uma significativa dimensão de população e um mercado com nichos relevantes para as PME portuguesas. Ao país foi atribuído, a seu pedido, a categoria de Observador Associado da CPLP, mas ocupa ainda um lugar relativamente modesto na lista dos clientes de Portugal (39ª posição como cliente de Portugal, e 28º posição como fornecedor), existindo assim grandes potencialidades para se desenvolver o negócio bilateral.

 

A Coreia do Sul é a décima quarta maior economia do mundo. O país tem uma economia de mercado bem alicerçada e recursos humanos altamente qualificados, registando um desenvolvimento económico significativo num passado recente, sendo que a dinamização da economia sul coreana pelo aumento do rendimento mínimo das famílias aportará um crescimento do consumo interno, e por consequência, proporcionará oportunidades adicionais para a penetração dos produtos portugueses

 

O Canadá posiciona-se como a décima economia mundial, sendo o 22º cliente de Portugal e o 39º fornecedor. Portugal é o 50º cliente do Canadá e o seu 51º fornecedor. Os laços entre Portugal e Canadá, reforçados pela presença no Canadá de uma larga comunidade de luso-canadianos, que dão um forte contributo para a economia canadiana, constituem um canal privilegiado de desenvolvimento das relações económicas entre os dois países, pela sua aproximação.

 

Esta ação conta com a intervenção especializada de representantes da Direção de Serviços da Política Comercial Comum do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Direção Geral das Atividades Económicas do Ministério da Economia e da Autoridade Tributária e Aduaneira do Ministério das Finanças, estando também prevista a realização de um espaço alargado para debate com empresas selecionadas.
 
Com este seminário, a AICEP visa informar as empresas exportadoras portuguesas sobre os impactos dos Acordos Comerciais da UE com estes países, em colaboração com a AEP - Associação Empresarial de Portugal.

 

Mais informações e inscrições aqui.

 
 
 

Partilhar