NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Com um PIB combinado de três biliões de dólares americanos em 2018, a ASEAN mantém um desempenho económico robusto apesar das crescentes incertezas na economia global. Leia a análise no ASEAN Integration Report 2019 lançado esta semana.

Apesar das crescentes incertezas na economia global, o desempenho económico geral da ASEAN permanece robusto. Com um PIB combinado de três biliões de dólares americanos em 2018, em comparação com os 2,5 biliões de dólares americanos em 2015, a ASEAN é atualmente a quinta maior economia do mundo. Como potência global do comércio, o total da região o comércio atingiu2,8 biliões de dólares americanos em 2018, um aumento de 23,9 por cento em relação a 2015, de 2,3 biliões de dólares americanos. A região também atraiu 154,7 mil milhões de dólares em investimentos em 2018 - o mais alto da história - e um aumento de 30,4 por cento do total de entradas de IDE de 118,7 mil milhões de dólares americanos em 2015.

 

A integração económica da ASEAN continua a contribuir em direção à posição emergente da região como um impulsionador do crescimento global. Ainda assim, existe uma ameaça de moderação das suas perspetivas, dado o protecionismo generalizado, a crescente pressão multilateralismo e o risco de uma recessão futura. O ASEAN Integration Report 2019 mostra que a integração económica teve resultados em várias áreas, mas em outras continua a ser um trabalho em curso. Destaca a necessidade de ASEAN aprofundar e ampliar a integração no seu mercado interno, mantendo ao mesmo tempo os mercados aberto para fortalecer parcerias com economias em todo o mundo.

 

Para compreender o potencial deste grupo económico e dos mercados que o compõem, leia o relatório completo aqui.

Partilhar