NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Sonae foi distinguida, pela organização norte-americana HRO Today Association, pela transformação digital do processo de recrutamento e seleção da edição de 2020/21 do Programa Contacto, Programa de Trainees da Sonae, implementada durante a pandemia.

A Sonae foi premiada, nos HRO Today Awards EMEA, na categoria Best in Class: Candidate Experience & HR Technology (Melhores práticas: Experiência de Candidato e Uso de Tecnologia em Recursos Humanos), pelo sucesso das iniciativas inovadoras implementadas para atrair, selecionar e integrar o talento jovem.

 

Ana Vicente, Head of People & Leadership da Sonae, afirma “A aposta da Sonae na integração e desenvolvimento de jovens recém-graduados de elevado potencial é feita numa perspetiva de longo-prazo, sendo o Programa Contacto uma das principais fontes deste talento. O arranque do processo de recrutamento coincidiu com o início da pandemia em Portugal, o que trouxe novas restrições à forma como se conduzem processos desta natureza. Apesar do contexto desafiante, a Sonae decidiu transformar o programa de trainees, demonstrando resiliência e capacidade de adaptação. O recrutamento e seleção decorreram num formato integralmente virtual, apostando na tecnologia para proporcionar uma experiência envolvente e enriquecedora, tanto a candidatos, como a recrutadores. A capacidade de inovação e disrupção da Sonae foram reconhecidas pelos participantes do processo e agora pela HRO Today Association. É muito gratificante ver esse esforço ser reconhecido a este nível!”

 

O recrutamento iniciou com uma campanha online multimeios, sob o mote ‘World of Opportunities’ (Mundo de Oportunidades), que representa a diversidade de negócios, marcas, perfis e líderes existentes nas Empresas Sonae. Após as candidaturas online, os jovens passaram por uma fase de provas gamificadas, seguida de uma entrevista em estilo pitch com as equipas de RH. A etapa posterior consistiu num encontro virtual, onde os candidatos puderam conhecer as oportunidades de estágio disponíveis e os líderes de negócio responsáveis pelas mesmas, antes das entrevistas finais. O processo culminou com a identificação das preferências de candidatos, que listaram quais os líderes de negócio com quem gostavam de trabalhar, e de líderes de negócio, que selecionaram os candidatos que pretendiam recrutar para as suas equipas. 

 

54 trainees foram selecionados através deste processo e estão hoje integrados no Grupo Sonae. Os estágios estão a decorrer parcial ou integramente em modo remoto, continuando a Sonae focada na experiência dos trainees enquanto colaboradores, utilizando novos meios e tecnologias, para tornar a jornada ainda mais enriquecedora. 

Partilhar