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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O período de saldos “French Days” é realizado, desde 2018, com duas edições anuais na parte final dos meses de abril e de setembro e caracteriza-se por uma redução significativa dos preços durante um curto espaço de tempo. A iniciativa é inspirada nos saldos Black Friday e Cyber Monday e é praticada tanto em lojas físicas como no comércio online. Os membros fundadores são seis grandes empresas de e-commerce francesas: Boulanger, CDiscount, FNAC Darty, La Redoute, Rue du Commerce e Showroom Privé.

Na última edição dos “French Days” as marcas participantes registaram um aumento de vendas de cerca de 20 por cento (LSA, 2019). Segundo a mesma fonte, a percentagem média de produtos em promoção de cada marca foi de cerca de 20 por cento.

 

Em setembro de 2019 participaram 149 marcas, francesas e internacionais, de vários setores como vinhos, moda, casa, ótica, viagens, tecnologia, grande distribuição alimentar, entre outros. Uma lista de todas as marcas participantes pode ser encontrada aqui. A estrutura dos produtos vendidos na edição de abril de 2019 foi a seguinte: 32 por cento tecnologia, 23 por cento casa, 20 por cento informática, 6 por cento eletrodomésticos, 5 por cento vestuário, 5 por cento calçado e marroquinaria, 4 por cento vídeo jogos e 4 por cento jogos de tabuleiro e similares (LSA, 2019). De acordo com a mesma fonte, o montante médio gasto por consumidor durante os “French Days” foi de 23€ na edição de abril 2019. 

 

Devido à pandemia COVID-19, a iniciativa “French Days” foi adiada do final de abril para o final de maio. O período de descontos irá durar desde as 7 horas do dia 27 de maio até às 7 horas do dia 2 de junho. Esta edição pretende fortalecer o comércio francês após o período de confinamento e irá privilegiar marcas francesas. Cada marca associada à iniciativa organiza a sua participação individualmente.

 

O período de saldos “French Days” constitui uma oportunidade quer para empresas com marca própria que pretendam participar na iniciativa quer para as empresas portuguesas com representação nas marcas aderentes à iniciativa, contactando as entidades organizadoras desta ação de promoção comercial. Devido ao grande volume de compras que é realizado durante este período, é esperado que este evento constitua uma oportunidade para as empresas escoarem os stocks de produtos acumulados durante o período de confinamento.

 

As datas provisórias da próxima edição são de 25 a 28 de setembro.

 

Mais informações podem ser consultadas aqui.

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