NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A broa de milho, confeção milenar com origens no Minho e na Galiza, foi esta quarta-feira destacada pelo grupo de média norte-americano CNN como um dos 50 melhores pães do mundo.

No Dia Mundial do Pão, a CNN Travel aproveitou para elaborar uma lista com os 50 melhores pães do mundo, e colocou a broa minhota ao lado de pães como as tortilhas mexicanas ou a baguete francesa.

 

A lista foi elaborada por Jen Rose Smith, que escolheu pães que passam por um sabor que prevalece na memória e que transmitam uma sensação de “casa” a quem os come, numa “notável amplitude das tradições alimentares mundiais”

Já o historiador de pão William Rubel salienta que o “pão é basicamente o que sua cultura diz que é”. Sobre a broa portuguesa, os norte-americanos apontam “o milho e o trigo sarraceno [que] são moídos em pedra, peneirados e amassados numa calha de madeira”. Só assim se obtém “a versão mais tradicional deste saudável pão de camponeses do Norte de Portugal”, refere a CNN.

 

Destacam ainda a formação de um “arquipélago de fragmentos de crosta de farinha” que se expande em “fendas profundas”, algo que só é obtido “por ser cozida em forno de lenha”.

 

O destaque da broa de milho é dado à região minhota e à Galiza por possuírem solos mais favoráveis a milho, ao invés do centeio.

 

A CNN Travel é um portal do grupo CNN que aborda a temática do turismo internacional, com dicas, guias, histórias e exibições multimédia.

Partilhar