NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Com uma pontuação geral de 72,464, Portugal é 46.º melhor país para investir ou fazer negócio em 2020. Na mais recente lista elaborada pela revista CEOWORLD, aparece à frente de geografias como Ucrânia, Hong Kong, Arábia Saudita, Suíça, Bélgica ou Luxemburgo.

Por outro lado, Portugal aparece depois da Noruega, Grécia, Nova Zelândia, Argentina ou Rússia. No primeiro lugar da tabela, aparece Singapura, com um resultado total de 86,087 pontos. O Reino Unido ocupa a posição seguinte, com 84,494 pontos.

 

O top 10 dos melhores países para investir ou fazer negócio este ano é completado pela Polónia, Indonésia, Índia, Austrália, Filipinas, Estados Unidos da América, Malásia e República Checa.

 

O ranking tem por base um conjunto de 11 factores, incluindo corrupção, liberdade (pessoal, comercial e monetária), força laboral, protecção ao investimento, infra-estruturas, impostos, qualidadade de vida, burocracia e avanços tecnológicos. Todas as categorias tiveram o mesmo peso na avaliação, garante a publicação especializada.

 

No caso de Portugal, as pontuações mais elevadas surgem nas áreas de potencial de mercado (88,49 pontos), quadro institucional (88,4 pontos), educação e investigação (87,4) e abertura comercial (86,5). As categorias com piores resultados foram políticas governamentais (45,52 pontos), força de trabalho com as competências necessárias (54,94) e estabilidade económica (56).

Partilhar