NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Altice Portugal tem assegurado as comunicações no evento tecnológico, sobretudo o Wi-Fi, e agora divulga números oficiais. Na edição de 2019 foram alcançados 12,6 milhões de sessões únicas estabelecidas em todas as redes, um aumento de 30% em relação a 2018.

Este foi o quarto ano do Web Summit em Lisboa e desde 2016 as equipas da Altice Portugal têm sido responsáveis pelas redes fixas e de Wi-Fi. Depois do final do evento são já conhecidos dados oficiais, que "constituem um recorde absoluto do número de dados trocados, sessões estabelecidas e dispositivos ligados".

 

No comunicado enviado às redações esta sexta-feira, a Altice garante que ao longo da edição de 2019 do evento registaram-se mais de 12,6 milhões de sessões únicas estabelecidas em todas as redes, que significa um aumento de 30% relativamente a 2018. Mas há outro números: 9,5 milhões de sessões únicas apenas na rede Wi-Fi (mais 40% que em 2018), 68.483 dispositivos únicos ligados (mais 20% que em 2018) e 92 TBytes de tráfego de dados (mais 5% que em 2018).

 

Quanto ao balanço global das quatro edições realizadas até à 2019, os dados acumulados desde 2016 constituem valores "impressionantes", assegura o parceiro tecnológico do Web Summit. 248 TB é a quantidade de tráfego gerado e a média de equipamentos conectados em simultâneo por dia é agora de 55 mil, enquanto em 2018 ficou-se pelos 50 mil.

 

Cobertura 5G no Web Summit e reforço da infraestrutura e da capacidade máxima

 

No evento, a Altice Portugal apresentou ainda novidades na instalação de cobertura 5G da Altice Arena, "tornando-a na primeira Arena em Portugal". Durante o Web Summit foi possível realizar a primeira videochamada com tecnologia 5G em Portugal entre a Altice Arena e a sede da Altice em Lisboa, recorrendo a terminais 5G da Huawei e a uma app de utilização comum. O Sapo Tek também realizou uma chamada 5G, que irá partilhar mais tarde.

 

"Para esta edição do Web Summit, os espaços onde se realizou o evento viram a sua cobertura com Wi-Fi a ser aumentada com a instalação de mais de 900 antenas de Wi-Fi em todo o espaço do evento", explica a Altice em comunicado. Para além disso, reforçou-se a cobertura 4,5G na Altice Arena e na FIL ao que acresceram mais de 44 km de cabo de rede UTP e 3 km de fibra ótica.

 

A infraestrutura já existente na Altice Arena foi também reforçada para suportar 20.000 dispositivos simultaneamente conectados à rede Wi-Fi e conectividade IP com capacidade de 40 Gbps redundantes ao nível dos encaminhamentos físicos "de forma a suportar a elevada quantidade de upload de vídeos em direto exigida pelos participantes que se deslocavam ao Palco Central do Web Summit".

 

Já a capacidade máxima, na zona da FIL, foi reforçada para suportar 150.000 dispositivos conectados na rede Wi-Fi, fazendo igualmente uso de conectividade IP com capacidade de 40 Gbps redundantes ao nível dos encaminhamentos físicos.

 

Ao longo de quatro dias, o evento contou também, e uma vez mais, com transmissão das sessões de todos os palcos, em exclusivo na TV do MEO, permitindo que os clientes MEO pudessem assistir em direto a todas as conferências do Palco Central e em diferido às talks dos restantes palcos.

 

Para dar suporte a toda esta implementação e reforço da Rede de Telecomunicações no evento, e depois de mais de quatro meses de preparação, mais de 160 profissionais estiveram focados e em permanência no Web Summit.

Partilhar