NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A AMAEI une esforços com a WHY Portugal e A Oficina na promoção de três conferências online para a profissionalização e internacionalização da música portuguesa, que decorrem entre 14 e 17 de outubro.

A AMAEI, Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes, fundada em 2012 para dinamizar o setor da música independente nacional, esteve na origem da cofundação, em 2014 e juntamente com A Oficina CIPRL em Guimarães, do primeiro showcase festival e conferência profissional de música em Portugal, o Westway LAB. Focado na criação, profissionalização e internacionalização da nova música portuguesa, o Westway LAB foi o primeiro evento nacional a reunir as vertentes de concertos, conferências e criação e a participar na rede ETEP - European Talent Exchange e INES - Innovation Network of European Showcases, projeto cofinanciado pelo programa Europa Criativa.

 

Em 2016, o gabinete de exportação da música portuguesa, WHY Portugal, iniciou o seu próprio evento de internacionalização da música portuguesa, o WHY Portugal Event, em parceria com o Westway LAB. Até 2020 os dois eventos decorreram lado a lado no mês de abril.


Entretanto, em 2019, a AMAEI fundou um novo evento para a capacitação profissional das editoras e artistas portugueses no foro digital: o Digital Music Days decorreu no CCB em Novembro de 2019 com um keynote de Charles Caldas, CEO da MERLIN.

 

Face à pandemia, a AMAEI, WHY Portugal e A Oficina (cooperativa cultural responsável pela gestão e programação de vários espaços e projetos culturais em Guimarães, entre estes a organização do Westway LAB) unem agora esforços para realizar os três eventos num só espaço e tempo, de 14 a 17 de outubro, sendo que a abertura de 14 e os concertos de 15 a 17 terão lugar no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães e todas as conferências profissionais decorrerão online.

 

A conferência Digital Music Days conta com o patrocínio da MERLIN, enquanto o Westway LAB tem o apoio da Fundação GDA. Já o WHY Portugal Event conta com o apoio do Fundo Cultural da Audiogest. A união dos programas apresenta uma sequência de keynotes e painéis inédita no nosso país, com os seguintes keynotes:
Westway LAB: Roberta Medina, Rock in Rio
WHY Portugal Event: Rob Challice, Paradigm Agency
Digital Music Days: Jeremy Sirota, MERLIN

 

Os programas incluem ainda sessões das maiores empresas e eventos internacionais do ecossistema da música ao vivo, música gravada e music publishing: Live Nation, Spotify, Apple Music, Amazon, YouTube, Facebook/Instagram, WOMEX, Eurosonic, e muitos outros, em mais de 30 sessões durante os 3 dias, de 15 a 17 de Outubro. Nestes mesmos dias, conferencistas, delegados e público do evento terão também oportunidade de testemunhar – presencialmente em Guimarães ou por via digital – 22 concertos de projetos musicais portugueses e internacionais apresentados no âmbito da 7ª edição do Westway LAB, vários destes em estreita colaboração com a plataforma Why Portugal.

 

Partilhar