NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

No edifício das Caves Sandeman encontra o House of Sandeman Hostel & Suites, um espaço único já a ganhar atenção internacional.

Desde que abriu portas, em maio do ano passado, que este novo espaço em Vila Nova de Gaia não pára de impressionar.

 

Entre críticas de visitantes avassaladoramente positivas e um artigo do “The Guardian” que o coloca na lista dos 10 melhores hostels do mundo, o The House of Sandeman Hostel & Suites teve uns primeiros meses de vida alucinantes. E agora começa o ano com um novo reconhecimento: o de melhor alojamento, nos prémios Global Best of Wine Tourism.

 

São muito fáceis de entender os motivos que tornam este hostel na nova coqueluche da hotelaria europeia: afinal de contas, aqui pode dormir numa cama inspirada nas velhas barricas do Vinho do Porto. Todo o espaço tem uma decoração inspirada na história dos vinhos, e no piso inferior tem mesmo as caves da Sandeman para visitar. Este é também o primeiro branded hostel (hostel associado a uma marca icónica) do mundo.

 

A Sandeman foi agora reconhecida internacionalmente com dois prémios, na edição 2019 dos ‘Best of Wine Tourism’. As caves, remodeladas em 2018, receberam o prémio na categoria de Arte e Cultura, e o The House of Sandeman Hostel & Suites, aberto no mesmo ano, foi reconhecido na categoria de Alojamento. Ganhou também o prémio de Global Winner.

 

O Hostel & Suites nasceu de uma parceira entre o grupo The Independente Collective e a Sogrape, e abriu portas em maio de 2018 no edifício das Caves Sandeman.

 

Mas a história começa vários séculos antes, quando George Sandeman iniciou um negócio com 300 libras que pediu emprestadas ao pai. Foi assim que, em 1790, o jovem escocês se tornou comerciante de duas bebidas: o vinho do Porto e o espanhol Jerez.

 

O crescimento até ao reconhecimento internacional da marca foi uma constante, e a Sandeman foi a primeira companhia a marcar uma pipa a fogo com o seu nome, entre outras inovações.

 

A parceria com o The Independente Collective para a criação do hostel também só podia correr bem: afinal, é este o grupo que detém os, também premiados, The Independente Hostel, The Independente Suites e The Indy House.

 

O hostel de Gaia conta com cerca de 12 suites e 43 camas de hostel em quatro camaratas, com uma capacidade total para 67 hóspedes. A recepção, que também é um bar, é o centro deste espaço e um primeiro ponto de partida, a quem entra, para um contacto com o mundo e a história dos Vinhos do Porto e da marca Sandeman.

 

No booking.com, onde consegue reservar quartos em camaratas a partir dos 18€, as críticas dos visitantes são positivas e destacam que, além da vista para o rio, da decoração, localização e simpatia do staff, a decoração é incrível e o pequeno almoço impressionante para os preços praticados.

 

Pode conhecer mais detalhes sobre o espaço e ver as suas incríveis fotos, no artigo da NiT que noticiou a sua abertura.

Partilhar