NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A portuguesa Maria Fátima Lucas, co-fundadora e CEO da Zymvol Biomodeling SL, é uma das vinte e uma finalistas do ‘Prémio da União Europeia para Mulheres Inovadoras’ 2020.

Este prémio, financiado ao abrigo do programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia (UE), tem como objetivo reconhecer a excelência dos resultados de mulheres empreendedoras que gerem empresas inovadoras e inspirar a próxima geração de inovadoras.

 

“Criamos química verde que ajuda o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gera empregos altamente qualificados onde são necessários” diz Maria Fátima Lucas sobre o impacto da sua empresa que desenha, desenvolve e aplica modelação molecular para a identificação e otimização de novas enzimas industriais.

 

A lista de finalistas junta algumas das mulheres mais talentosas e inspiradoras a trabalhar na Europa que concorrem a três prémios de 100 mil euros cada na categoria principal, “Mulheres Inovadoras”, e a um prémio especial de 50 mil euros que será atribuído a uma “Inovadora em Ascensão”, uma empresária excecional em início de carreira (com 35 anos ou menos).

 

Os vencedores serão anunciados durante os ‘European Research and Innovation Days’ que terão lugar de 22 a 24 setembro de 2020.

 

No mesmo evento, a Comissão irá entregar o ‘European Capital of Innovation 2020’, o ‘EIC Horizon Prize for Affordable High-Tech for Humanitarian Aid’, e o ‘Horizon Impact Award 2020’.

Partilhar