NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O presidente e diretor Executivo do grupo Petroliam Nasional Bhd (Petronas), Tan Sri Wan Zulkiflee Wan Ariffin, disse que o grupo está a considerar investir em energias renováveis, tais como solar, eólica e biomassa numa escala comercial dada necessidade de procurar fontes de energia mais sustentáveis.

Os novos empreendimentos da Petronas também apoiarão as iniciativas do Ministério da Energia, Tecnologia, Meio Ambiente e Clima para reduzir a emissão de carbono na ordem dos 45% relativamente ao PIB per capita até 2030, que tem como objectivo alcançar o estatuto de economia de baixas emissões de carbono até 2050.

 

Afirmou, também, que a Petronas já tomou medidas para explorar novas áreas de crescimento para além do petróleo e do gás convencionais. Wan Zulkiflee ainda que a transição energética será impulsionada pelo cenário energético, tendo como pano de fundo as incertezas geopolíticas, a crescente consciência ambiental, o ritmo acelerado da inovação tecnológica e o aparecimento de novos tipos de procuras e expectativas dos consumidores.

 

“O nosso sistema de energia ficou classificado positivamente quando comparado com os países vizinhos,  regionais. A segurança energética e a acessibilidade económica da Malásia estão entre as 20 principais dos  115 países pesquisados no Índice de Transição de Energia (ETI) do Word Economic Forum, classificação essa devida à nossa alta taxa de electrificação, baixo uso de combustíveis sólidos, mistura diversificada de combustível e alta qualidade de fornecimento de electricidade ”, acrescentou.

 

A Petronas embarcou em numerosos investimentos em energia, ancorados na sua estratégia de três frentes para desenvolver uma mistura energética que equilibre efectivamente o trilema de segurança, acessibilidade e sustentabilidade do fornecimento de energia, disse ele.

 

“Alocamos RM30 mil milhões para actividades a montante do sector energético, metade desse valor destinava-se a investimentos domésticos para garantir que não há interrupções no fornecimento de energia ”, disse Wan Zulkiflee.

 

Petroliam Nasional Bhd (Petronas)

Tower 1, PETRONAS Twin Towers, Kuala Lumpur City Centre, 50088 Kuala Lumpur, Malaysia

Tel.:  00603 20515000

Email:  https://www.petronas.com/contact-us

Website:   https://www.petronas.com

Partilhar