AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

No âmbito da Visita de Estado ao México do Presidente da República, realizou-se no passado dia 18 de julho a Cidade do México o Seminário Empresarial “México e Portugal – uma Viagem em Conjunto”, destinado a apresentar os setores de oportunidade de ambos os países e experiências de investimento de empresas de um país no outro.

Aberto pelo Presidente da República, o seminário registou cerca de 300 presenças, entre as quais se encontravam as das 48 empresas que integraram a missão empresarial que acompanhou o Presidente.

 

Durante o seminário foi anunciado que Portugal será em 2018 o convidado de honra da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, a maior feira do livro de língua espanhola, e uma das três maiores do Mundo.

 

Ainda durante o seminário, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Cosec e o Bancomext, instituição da banca de desenvolvimento mexicana, e um contrato entre a Vista Alegre e a empresa Pineda Covalin, nome prestigiado da Moda mexicana.

 

Este seminário alarga as perspetivas de cooperação entre as economias e as empresas dos dois países, numa conjuntura em que o México procura diversificar as suas relações económicas e comerciais, sendo Portugal e a União Europeia um parceiro privilegiado para tal fim.

 

Após o seminário, realizou-se um almoço com destacadas empresas mexicanas e portuguesas, com a presença do presidente do Conselho de Administração da AICEP, Luís Castro Henriques, e dos embaixadores de Portugal no México e do México em Portugal.

 

Registe-se ainda que na véspera do seminário o Presidente da República inaugurou as instalações da Mota-Engil México, celebrando assim o 10.º aniversário da presença da empresa naquele que hoje é o seu maior mercado.

Partilhar