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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A M&A Creative Agency inspirou-se e criou um rótulo para o vinho Talha, com um conceito que se caracteriza pela simplicidade, principal característica deste processo milenar de vinificação, do qual o Alentejo é guardião.

É na autoproclamada Capital do Vinho da Talha – em Vila de Frades, às portas da Vidigueira – que a família Honrado iniciou há 15 anos a viagem pela produção de vinho artesanal em talhas de barro. Uma técnica com mais de dois mil anos, que coincide com a passagem dos romanos pela Península Ibérica. Mas só em 2016, com o interesse crescente pela produção deste vinho, Ruben Honrado decide avançar com uma linha para engarrafar.

 

As garrafas são pintadas em tons de barro. O cortante do rótulo tem formato de talha: pote grande, de barro, onde o vinho vai fermentar e ganhar um toque único. Daqui surgem dois rótulos distintos, um com carácter simples e minimalista, outro para edição limitada de mil garrafas numeradas, com a ilustração de uma festa romana, numa clara alusão às origens do néctar. O branding também tem assinatura desta equipa criativa e remete para as vizinhas Ruínas Romanas de São Cucufate, onde foram encontrados vestígios de produção de vinho de talha artesanal.

 

O processo de Produção Tradicional do Vinho de Talha está neste momento a ser alvo de apresentação de candidatura à lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, por tratar-se de um vinho com uma singularidade que lhe confere este carácter artesanal. Cada talha possui tamanhos, porosidades e espessuras diferentes. Assim, embora feito com as mesmas uvas, cada vinho é distinto porque cada talha lhe confere um toque único, sendo impossível replicar um lote.

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