NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A aposta na diversidade e inclusão são, actualmente, factores de crescimento e evolução das empresas. A conclusão é da Michael Page no estudo “8 tendências para Executivos 2019”, onde também aponta para um impacto directo destas estratégias na produtividade e desempenho financeiro das organizações.

Empresas que são constituídas por equipas de direcção mais inclusivas registam um crescimento de 19% nas receitas. Além disso, verifica-se 60% de resultados positivos na tomada de decisões por equipas de gestão onde a diversidade reina.

 

Segundo a Michael Page, este é um dado particularmente interessante para empresas dos sectores tecnológicos, startups e indústrias, para as quais a inovação é um factor-chave.

 

Por outro lado, o mesmo estudo mostra que a diversidade ainda é um problema para as organizações, que ainda não perceberam a oportunidade que esta aposta pode representar. «Constituir equipas de gestão mais representativas é a melhor estratégia para responder ao desenvolvimento da tecnologia e à evolução do negócio», comenta Joana Barros, senior Marketing executive da Michael Page. Segundo a responsável, as estratégias de diversidade e inclusão serão a melhor forma de responder à evolução da Inteligência Artificial: «A inteligência humana, e a sua infinita diversidade, é insubstituível, qualquer que seja o tipo de máquina.»

 

Quanto à definição de diversidade, é necessário adoptar uma perspectiva mais abrangente. A diversidade não deve estar associada apenas ao género feminino. Trata-se de uma questão de género mas também de idade, orientação religiosa e sexual, contexto social, culturas e incapacidades.

 

«Enquanto reflexo da sociedade, a tendência é para que as empresas se tornem mais abertas e inclusivas, um caminho que está a ser seguido principalmente pelas organizações de maior dimensão», acrescenta Joana Barros. Neste sentido, os programas de educação sobre estes temas são importantes e que, suportados por legislação adequada, contribuem para uma mudança suave, mas efectiva, adianta ainda a mesma responsável.

Partilhar