NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Um fundo imobiliário do Crédito Agrícola comprou o Forum Castelo Branco à gestora de investimento imobiliário alemã Patrizia por 20 milhões de euros. Esta é a primeira transação de um centro comercial em Portugal este ano.

O fundo imobiliário CA Património Crescente, do Crédito Agrícola, é o novo proprietário do centro comercial Forum Castelo Branco, apurou o Negócios. A compra do “shopping” foi fechada no final de janeiro com a gestora Square Asset Management a adquirir o imóvel à gestora imobiliária alemã Patrizia por 20,35 milhões de euros.

A Square, presidida por Mário Tomé, realizou a operação em representação do fundo imobiliário do Crédito Agrícola por si gerido. A operação contou com a intermediação da consultora imobiliária JLL em representação do vendedor, tendo o escritório de advogados pbbr assessorado a Patrizia na operação.

O Forum Castelo Branco foi inaugurado em 2007 e representou um investimento de 54 milhões de euros, conta com 75 lojas e uma área bruta locável (ABL) de 18.300 metros quadrados.. O imóvel tem também 950 lugares de estacionamento.

Em agosto do ano passado o CA Património Crescente comprou uma carteira de quatro centros comerciais - o Continente de Telheiras, em Lisboa, o Continente Loures, o Minho Center, em Braga, e o Gaia Jardim, em Vila Nova de Gaia - ao grupo francês Klépierre por cerca de 107 milhões de euros.

Além destes cinco centros comerciais, o fundo do Crédito Agrícola conta ainda com dois retail parks na sua carteira: o Coimbra Retail Park, adquirido em 2016 por 13,85 milhões de euros, e o Montijo Retail Park, comprado no ano passado por 16,3 milhões .

Centros comerciais em alta em 2019

 

Em 2019 o segmento dos centros comerciais contribuiu com quase 700 milhões de euros para o investimento em imobiliário comercial, destacando-se a compra pelo fundo de investimento Harbert de três centros comerciais à Sonae Sierra - LoureShopping, RioSul (no Seixal) e 8.ª Avenida (em São João da Madeira) - por 185 milhões de euros. Também a francesa Frey comprou dois centros comerciais, o Algarve Shopping e o Albufeira Retail Park, ao fundo Iberia Coop por 179 milhões.

A alemã Deutsche Asset & Wealth Management comprou o LeiriaShopping à Sonae Sierra por 128 milhões de euros. E a Mundicenter comprou o Fórum Aveiro por 90 milhões de euros.

Partilhar