NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O NORTE 2020 lançou um novo concurso (AVISO N.° 01/ SI/2020) para a atribuição de financiamento a micro e pequenas empresas que apostem nos mercados externos. O apoio enquadra- -se no Sistema de Incentivos à Internacionalização e apresenta-se com três prioridades: e-commerce e transformação digital; Brexit e diversificação de mercados; acelerador de exportações.

As candidaturas abriram a 24 de janeiro e encerram em três fases distintas: 30 de março (Fase I Prioridade E-commerce e Transformação Digital); 27 de abril (Fase II - Prioridade Brexit: Diversificação de Mercados); 25 de maio (Fase III -Prioridade Acelerador de Exportações).


Com um limite mínimo de despesa elegível total por candidatura de 25 mil euros, o regulamento do concurso prevê a atribuição de financiamento a fundo perdido a diferentes investimentos, como é exemplo a criação de lojas online ou adesão a marketplaces, a otimização de motores de busca e da presença web, campanhas publicitárias, outdoors e presença em feiras.

 

Os incentivos a conceder no âmbito deste Aviso são calculados através da aplicação às despesas consideradas elegíveis de uma taxa de 45%, com exceção dos incentivos a conceder pelo PO Regional de Lisboa, os quais são calculados através da aplicação, às despesas elegíveis, de uma taxa máxima de 40%.

Formulário eletrónico simplificado


O formulário eletrónico foi ajustado, reduzindo substancialmente o volume de informação exigida, focando-se na síntese dos aspetos que a empresa considere mais relevantes para justificar o mérito do projeto e seu impacto ao nível do aumento da competitividade.


Os documentos do concurso, que decorre até 25 de maio e prevê a participação do AICEP como organismo intermédio, encontram-se no separador Competitividade e Internacionalização em www.norte2020.pt/concursos/ concursos-abertos.


A data limite para notificação das propostas de decisão em cada fase é de 8 de julho (Fase I Prioridade E-commerce e Transformação Digital); 4 de agosto (Fase II - Prioridade Brexit: Diversificação de Mercados); 31 de agosto de 2020 (Fase III -Prioridade Acelerador de Exportações).

Partilhar