NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Tonic App captou um investimento de 3,5 milhões de euros. O próximo passo? Partir à conquista da Europa, explica Daniela Seixas, CEO da startup.

A startup portuguesa Tonic App — que desenvolveu uma forma de os médicos conseguirem trocar dúvidas entre si de forma imediata e segura — angariou 3,5 milhões de euros numa ronda série A de investimento nacional e estrangeiro, co-liderada pela Vesalius Biocapital Partners (Luxemburgo) e pela Armilar Venture Partners (Portugal), juntando-se aos investidores Portugal Ventures e TheVentureCity.

 

Com este investimento, a empresa co-fundada e liderada por Daniela Seixas vai acelerar a sua expansão geográfica em três dos cinco maiores mercados de saúde Europeus: Espanha, França e Reino Unido. Para tal, a Tonic App está a recrutar. "Para acelerar o crescimento nos mercados europeus queremos que a equipa passe de oito para 18 pessoas", refere. "Procuramos pessoas para o desenvolvimento de software, para a área de marketing e para desenvolvimento de negócio", especifica. As candidaturas podem ser enviadas através do site

 

“O mercado de saúde digital está a sofrer uma grande transformação e por isso este é o momento certo para uma rápida expansão geográfica. Os médicos utilizam cada vez mais plataformas digitais no seu trabalho. Por outro lado, os restantes players da saúde já entenderam o valor de terem como parceiro uma empresa, independente, que garanta o acesso a uma comunidade profissional já estabelecida”, afirma Daniela.

 

Com o objetivo de “facilitar o dia-a-dia dos médicos com recurso à tecnologia, dando-lhes mais tempo para o que é realmente essencial – os doentes”, a Tonic App desenvolveu já a sua plataforma mobile e atraiu mais de 30% dos médicos portugueses.

 

Guy Geldhof, managing partner do Fundo Vesalius Biocapital III, refere que “dada a rápida expansão e fragmentação do conhecimento, os médicos têm uma necessidade natural de comunicar com os seus colegas e de encontrar rapidamente os recursos de que precisam para o seu dia-a-dia de trabalho”, tendo a Tonic App demonstrado em Portugal “que consegue claramente satisfazer as necessidades dos clínicos”.

 

Da parte da Armilar Venture Partners, Duarte Mineiro garante que “a oportunidade de participar na Tonic App reúne um conjunto muito sólido de atributos face aos critérios de investimento” que têm definidos.

 

 Rita Marques, CEO da Portugal Ventures (o primeiro investidor da Tonic App) refere têm assistido “com muito orgulho” ao crescimento da Tonic App, que “agora irá enfrentar o desafio da internacionalização”.

 

Recentemente, a startup entrou no mercado espanhol e conta também com parcerias internacionais para eventos médicos e prescrição eletrónica de medicamentos.

Partilhar