NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O UpM Business Forum, encontro empresarial organizado no âmbito da União para o Mediterrâneo, decore a 18 de junho de 2019, no Cairo, Egito.

Na Declaração Ministerial da UpM, de março de 2018, os ministros do Comércio desta União incentivaram a organização de reuniões B2B e B2Goverernment na região, com o objetivo de incluir organizações empresariais na reforma da agenda de investimento e comércio no Mediterrâneo. É neste âmbito que se organiza a segunda edição do UpM Business Forum, incentivando a participação de todas as empresas que operam na região.

 

O Fórum irá focar-se em duas questões essenciais: acesso ao mercado e comércio eletrónico. De todos os fluxos comerciais na região euro-mediterrânicos, apenas 9% ocorrem entre a UE e os países do Sul e do Leste do Mediterrâneo. Apenas 1% do comércio ocorre entre os próprios países do sul e do leste do Mediterrâneo. A região da União continua assim a ser uma das regiões economicamente mais fragmentadas e menos integradas do mundo. A melhoria do acesso ao mercado e a exploração de novas oportunidades de mercado - como o comércio eletrónico - podem não apenas impulsionar o comércio intra-regional, mas também transformar radicalmente o cenário económico e mudanças estruturais que contribuiriam para o crescimento económico sustentável da região.

 

Neste sentido, o Fórum Empresarial da UpM reunirá representantes dos setores público e privado para identificar estratégias para a remoção das restrições de acesso a mercados, visando questões como barreiras alfandegárias, infraestruturas de qualidade, informações de mercado e custos do comércio.

 

Mais informações em: https://ufmsecretariat.org/ufm-business-forum-2019/

 

Ponto de contacto

E-mail: ufmbusinessforum2019@ufmsecretariat.org

Partilhar