NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A gestora dos aeroportos vai atualizar as taxas em Lisboa e no Porto em 1,63% e 1,01%, respetivamente, em novembro e dezembro. Isto para responder a um crescimento inesperado do número de passageiros.

A ANA – Aeroportos de Portugal vai aumentar as taxas aeroportuárias em Lisboa e Porto nos meses de novembro e dezembro. A decisão de atualizar as taxas foi tomada pela comissão executiva da gestora dos aeroportos, para responder a um crescimento mais acentuado do que o previsto do número de passageiros.

 

De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), a ANA vai atualizar as taxas em 1,63% e 1,01%, em Lisboa e no Porto, respetivamente. E justifica este aumento com o “desvio relativo à estimativa de tráfego inicial, por via de um crescimento mais acentuado do número de passageiros do que o previsto”.

 

Para este ano, a ANA prevê que Lisboa receba mais 1,1 milhões de passageiros face às previsões de tráfego iniciais, para um total de mais de 34,4 milhões. Já no Porto o desvio face à nova projeção é de 1,85%. Estima-se um total de 11,6 milhões de passageiros. 

 

“As perspetivas de evolução do tráfego para o Verão IATA indiciam um desempenho no segundo semestre de 2018 que irá acentuar ainda mais esta tendência”, refere ainda a gestora dos aeroportos nacionais. O desvio do número de passageiros é de 2,2% no grupo de Lisboa (que inclui os aeroportos da capital, dos Açores, da Madeira e Beja), enquanto no aeroporto do Porto é de 1,7% e, em Faro, o desvio é negativo em 11%.

 

No início deste ano, as taxas aeroportuárias aumentaram 18 cêntimos por passageiro em Lisboa, 17 cêntimos no Porto e 25 cêntimos em Faro, avança o jornal. Com o ajustamento tarifário que terá lugar nos dois últimos meses do ano, a subida em Lisboa totalizará 1,87% e no Porto será de 2,32%.

Partilhar