NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Pavilhão de Portugal na FACIM — Feira Internacional de Maputo, a maior feira multi-sectorial de Moçambique, em Maputo, é organizado pela Fundação AIP com o apoio institucional da Aicep – Portugal Global, e contará com a presença de uma delegação de empresários portugueses que terão oportunidade de apresentar os seus produtos e serviços, reunir com entidades e empresários locais, promover parcerias, participar em workshops e mostras de degustação de produtos portugueses, entre outras actividades.

7.ª Semana Empresarial Moçambique Portugal

Inserida na FACIM, destaca-se a 7.ª Semana Empresarial Moçambique Portugal, onde se inclui a Gala Prémios da Cooperação Moçambique Portugal, no dia 26, o Dia de Portugal na FACIM e a distinção de empresas portuguesas do sector agro-alimentar acompanhada de degustação de produtos portugueses, no dia 27, e o seminário “O Sector Metalúrgico e Electromecânico em Portugal. A Cooperação Moçambique-Portugal. A Formação Profissional”, pela ANEME, no Auditório do Business Center, no dia 30.

A FACIM decorre de 26 de Agosto a 1 de Setembro no parque de feiras em Marraquene, Maputo, e tem no Pavilhão de Portugal uma das participações mais importantes e emblemáticas deste certame.

 

Siza Vieira na inauguração da FACIM

O ministro da Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira participará na cerimónia de inauguração da FACIM, bem como no Dia de Portugal, reforçando, assim, o “reconhecimento e a importância que o Governo português continua a conferir ao reforço das relações comerciais e cooperação entre Moçambique e Portugal”.

“Moçambique continua a apostar na modernização e na diversificação da sua economia, representando, por isso, como uma boa oportunidade para os empresários portugueses que pretendem investir e potenciar os seus negócios no continente africano, sendo Moçambique uma porta de entrada para esses mercados”, diz fonte institucional da Fundação AIP.

Sectores como os materiais de construção, as infra-estruturas, os produtos agro-alimentares, as novas tecnologias estarão representados este ano no Pavilhão de Portugal, apresentando o que de melhor se desenvolve e produz no nosso país.

 

Apoio à internacionalização

A Fundação AIP “reforça assim o seu permanente compromisso de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, através da participação no maior encontro empresarial que se realiza em Moçambique”.

Perspectiva-se que a participação das empresas portuguesas “constitua um grande sucesso ao nível dos contactos e negócios realizados, e que a FACIM se mantenha como ponto de encontro no importante relacionamento empresarial e institucional entre ambos os países”, realça a Fundação AIP.

O envolvimento da Fundação AIP no certame insere-se num conjunto de acções que estão a ser desenvolvidas em articulação com os governos de Moçambique e de Portugal, para o incremento da cooperação bilateral que permita reforçar a importância de Moçambique em toda a região da SADC e o papel de Portugal no espaço da CPLP.

*Esta iniciativa tem ainda o apoio especial da BCI – Banco Comercial e de Investimentos, Tropigália e Visabeira.

Partilhar