O novo incentivo foi apresentado durante a Conferência Exportar Online, organizada pela AICEP, esta quarta-feira, 21 de setembro, em Guimarães. A dotação total de 23 milhões de euros prevista vai apoiar 1.500 empresas portuguesas entre 2022 e 2025.
Este incentivo permite às empresas obter apoio financeiro para os seus projetos individuais de presença direta nos canais online, como a criação de lojas online, adesão a marketplaces ou desenvolvimento de campanhas de promoção online.
Os montantes de investimento elegíveis para o incentivo Internacionalização via E-Commerce vão dos 10 mil aos 85 mil euros, consoante a tipologia de candidatura submetida pela empresa. O apoio a fornecer a cada empresa é calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa de 50%.
Entre as principais despesas elegíveis estão a aquisição de equipamentos e software relacionados com a implementação do projeto de e-commerce. As Pequenas e Médias Empresas podem apresentar também despesas relacionadas com aquisição de serviços de terceiros em Estratégia de Canais Digitais, Gestão de Conteúdos, Campanhas e Clientes. Esta medida visa, igualmente, apoiar a criação de Lojas próprias online, presença em Marketplaces e Publicidade Online. Os custos com recursos humanos especializados, diretamente afetos à implementação do projeto de e-commerce internacional, são também elegíveis.
O 1º Aviso Internacionalização via E-Commerce, com uma dotação de 4,5 milhões de euros, já foi publicado. As candidaturas estarão abertas até ser atingindo o limite da dotação orçamental. O formulário de candidatura vai ser disponibilizado em breve no Portal dos Fundos.
Toda a informação sobre as condições do incentivo e método de candidatura está disponível na área Medidas de Apoio às Empresas da plataforma da AICEP Portugal Exporta.
A AICEP é a entidade gestora pré-designada para a execução da medida Internacionalização via E-Commerce, criada no âmbito do Investimento 02 - Transição Digital das Empresas da Componente 16 - Empresas 4.0 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
"A internacionalização via E-Commerce é uma alternativa ou complemento às formas tradicionais de exportação e tem sido uma aposta da AICEP. Mas mais do que uma alternativa ao comércio tradicional, o E-Commerce deve ser encarado como uma evolução necessária para as empresas. Acreditamos que a oportunidade é enorme e deve ser avaliada e ponderada pelas empresas que se querem afirmar internacionalmente", afirma o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.
Já Conferência Exportar Online contou com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais, nas áreas de E-Commerce e Marketing, que partilharam as suas experiências e dar conselhos práticos aos participantes.
A importância de fatores logísticos sustentáveis para a internacionalização online, o marketing de influencers como ferramenta valiosa para alcançar, envolver e fidelizar o público-alvo ou o uso da tecnologia como impulsionadora de novos negócios foram os temas em análise.
O evento contou, ainda, com a presença do Secretário de Estado Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz.
A AICEP, enquanto entidade pública responsável pelo apoio às empresas portuguesas no seu processo de internacionalização, tem vindo a desenvolver o Programa Exportar Online com vista à formação, capacitação e internacionalização das empresas portuguesas via E-Commerce.