AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Investir em Portugal » Criar e instalar uma empresa

Investir em Portugal

 

 

Criar e instalar uma empresa

 

 

4. O Mercado de Capitais

 

O Mercado de CapitaisA Bolsa de Valores Portuguesa, gerida pela Euronext Lisboa SGMR S.A. – uma empresa autorizada a gerir os mercados regulados em Portugal – faz parte da NYSE Euronext. A família de bolsas NYSE Euronext, localizadas em 6 países, inclui a New York Stock Exchange, a NYSE Euronext (que inclui a Bélgica, França, Holanda e Portugal), a NYSE Liffe (bolsa de derivados) e a NYSE Arca Options, (plataforma norte-americana de negociação de opções).

 

A NYSE Euronext oferece uma gama diversificada de serviços, incluindo cotações, ações, futuros e opções, obrigações, dados de mercado e soluções de tecnologia comercial.

 

A NYSE Euronext está listada na NYSE (New York) e na Euronext Paris. É uma componente do S&P 500 Index e é o único operador de câmbio no S&P 100 Index. 

Para os emitentes de todas as dimensões e localizações geográficas, a NYSE Euronext oferece a possibilidade de estarem cotados nos Estados Unidos da América ou na Europa, ou na transversal, negociando em 2 das principais moedas mundiais (Dólares e Euros).

 

Compartilhando o  Euro como  moeda da Zona Euro, e  estando  integrada no  grupo NYSE Euronext, a Bolsa  de Valores Portuguesa  permite que uma  empresa cotada na Euronext Lisbon aceda a uma base diversificada e mundial de investidores.

 

A bolsa Portuguesa oferece às empresas um espaço de cotação de ações, obrigações e produtos estruturados, incluindo warrants e futuros. Diversos segmentos de mercado e soluções foram desenvolvidos para atender às diferentes características dos emitentes e dos produtos.

 

O índice de referência do mercado de capitais português é o PSI 20, que inclui as empresas mais líquidas cotadas no mercado regulamentado da Euronext Lisboa. O PSI 20 é calculado e lançado desde 1993, abrangendo sectores financeiros, industriais, de utilidades, serviços, construção, telecomunicações e outros. Os contratos de futuros no PSI 20, bem como nas ações individuais mais líquidas, estão disponíveis para comercialização através do mercado de derivados Liffe.

 

O mercado de valores mobiliários em Portugal tem vindo a desenvolver-se sob supervisão de um organismo especializado independente, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – CMVM.

 

Foi criada em Abril de 1991 com a missão de supervisionar e regular os mercados de valores mobiliários e outros mercados de instrumentos financeiros (tradicionalmente conhecidos como "mercados de ações"), bem como a catividade de todos aqueles que operam dentro desses mercados.

 

A CMVM é uma instituição pública independente, com autonomia administrativa e financeira, fazendo parte do Colégio de Reguladores, o grupo de 5 reguladores (com França, Reino Unido, Bélgica e Holanda) que supervisionam os mercados da NYSE Euronext na Europa.

 

A plataforma de negociação da Euronext Lisboa é totalmente eletrónica.

 

 

 

Conteúdo fornecido por

 

Conteúdo fornecido por

 
Partilhar