Mercados Externos

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Internacionalizar

 Mercados Externos 

Países Baixos

 



Apresentação


Os Países Baixos são a 17ª maior economia mundial e a 6ª ao nível da União Europeia. O mercado dispõe de uma situação geográfica estratégica, constituindo uma placa giratória do comércio europeu e um centro de distribuição das importações e dos investimentos provenientes, nomeadamente, da Ásia e dos EUA.


Informação económica


Com uma população de 17 milhões de pessoas e um PIB per capita de 45 442 USD, os Países Baixos são uma economia com elevado nível de abertura ao exterior, muito dependente da conjuntura económica mundial, em particular do comércio internacional e do setor financeiro.

Em 2015, os Países Baixos foram o 5º exportador e 8º importador de bens a nível mundial e o 6º exportador e o 7º importador em termos de serviços. A taxa de crescimento do PIB alcançou 2,1% em 2016. As projeções apontam para valores próximos de 2% a curto e médio prazo.

O setor dos serviços encontra-se muito desenvolvido e estima-se que represente cerca de 78% do PIB, com destaque para os serviços financeiros e o transporte e distribuição de mercadorias.

A indústria contribui com perto de 20% para o PIB, sendo de realçar os setores químico, petroquímico, metalúrgico, equipamento de transporte, equipamento elétrico e agroalimentar.

O setor agrícola é também de crucial importância, pois embora represente apenas 2% do PIB, é responsável por grande parte do excedente da balança comercial, graças a uma exploração da área agrícola muito intensiva e avançada.


Oportunidades de negócio


Os Países Baixos representam um mercado de oportunidade em diversas áreas de negócio conducentes ao reforço das exportações portuguesas, nomeadamente tecnologias do ambiente, dispositivos médicos, logística, indústria agroalimentar, vinhos, vestuário e calçado.


Documentos úteis


Ficha de Mercado      Condições Legais      Oportunidades e dificuldades

Principais indicadores económicos do mercado e do seu relacionamento com Portugal.
Ver documento [+]

Enquadramento legislativo e regulamentar de Importação e de Investimento Estrangeiro no mercado.
Ver documento [+]

Oportunidades e dificuldades que o mercado apresenta nas áreas do comércio, investimento e turismo e cultura de negócios.
Ver documento [+]

Informação Relevante


                                                                                                              A Rede Externa da AICEP   

Partilhar