AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Internacionalizar

 Mercados Externos 

Japão

 


Japão

Apresentação


O Japão é a terceira maior economia a nível mundial a seguir aos Estados Unidos da América e à China. Com uma população de aproximadamente 127 milhões de pessoas, o país tem um PIB per capita de 39 110 USD.


Informação económica


A estrutura económica japonesa é composta por um estrato de grandes e poderosas multinacionais que se afirmaram mundialmente nas últimas décadas e por uma enorme rede de pequenas empresas, que lhe conferem flexibilidade e inovação.

A indústria transformadora, um dos principais suportes da economia, é bastante diversificada. Os setores da eletrónica e automóvel possuem um peso indiscutível na indústria japonesa, constituindo-se como motor das exportações.

O Japão foi, no ano de 2015, o quarto exportador e importador mundial e o segundo mercado emissor de investimento direto no exterior. Nos últimos três anos, verificaram-se taxas de crescimento do PIB inferiores a 1,5%, apontando as projeções para valores próximos de 1% a curto e médio prazo.


Oportunidades de negócio


O mercado japonês é um dos mais competitivos a nível mundial, com consumidores sofisticados e com grande apetência por produtos estrangeiros. A procura japonesa de bens coincide em grande medida com a oferta portuguesa, especialmente nos setores da moda (vestuário e calçado de couro), têxteis-lar, materiais de construção, cerâmicas utilitárias, produtos alimentares, vinhos, mobiliário, energias renováveis e eco negócio, entre outros.


Documentos úteis


Flash País      Condições Legais      Oportunidades e Dificuldades

Principais indicadores económicos do mercado e do seu relacionamento com Portugal.
Ver documento [+]

Enquadramento legislativo e regulamentar de Importação e de Investimento Estrangeiro no mercado.
Ver documento [+]

Oportunidades e dificuldades que o mercado apresenta nas áreas do comércio, investimento, turismo e cultura de negócios.
Ver documento [+]


Informação Relevante


                                                                                                              A Rede Externa da AICEP   

Partilhar