AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Internacionalizar

 Mercados Externos 

Arábia Saudita

 


Arábia Saudita

Apresentação


A Arábia Saudita é a maior economia da região do Médio Oriente e Norte de África e constitui o primeiro produtor mundial de petróleo e o segundo detentor de reservas comprovadas.


Informação económica


Com uma população de cerca de 31 milhões de habitantes, a Arábia Saudita tem um produto interno bruto (PIB) per capita de 20 550 USD (estimativa 2016).

A economia do país baseia-se no setor dos hidrocarbonetos, que representa 79% das exportações.

Em 2016, o crescimento do PIB alcançou 1,4%, prevendo-se um abrandamento para valores da ordem de 0,4% em 2017. Isto deve-se, sobretudo, à redução da produção de petróleo acordada no âmbito da OPEP. As autoridades governamentais estão a tomar medidas para encorajar o crescimento do setor privado tendo em vista diversificar a economia, tornando-a menos dependente do setor petrolífero.

A produção de crude, a refinação de petróleo, a petroquímica básica, os cimentos, os fertilizantes, os plásticos, os metais e a reparação naval encontram-se entre os principais setores da indústria da Arábia Saudita.


Oportunidades de negócio


O mercado saudita apresenta interessantes oportunidades de negócios conducentes ao reforço das exportações portuguesas, nomeadamente nos setores dos produtos agroalimentares, saúde, energias renováveis, construção e tecnologias de informação e comunicação.


Documentos úteis


Flash País      Condições Legais      Oportunidades e dificuldades

Principais indicadores económicos do mercado e do seu relacionamento com Portugal.
Ver documento [+]

Enquadramento legislativo e regulamentar de Importação e de Investimento Estrangeiro no mercado.
Ver documento [+]

Oportunidades e dificuldades que o mercado apresenta nas áreas do comércio, investimento e turismo e cultura de negócios.
Ver documento [+]

Informação Relevante


                                                                                                              A Rede Externa da AICEP   

Partilhar