AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Internacionalizar

 Mercados Externos 

Espanha

 


Espanha

Apresentação


Espanha é a 14ª maior economia a nível mundial e a 5ª no âmbito União Europeia. Com cerca de 46,4 milhões de habitantes, o país é constituído por 17 Comunidades Autónomas e por duas cidades igualmente autónomas no Norte de África – Ceuta e Melilla.


Informação Económica


Catalunha e Madrid são as Comunidades que mais contribuem para o produto interno bruto (PIB) espanhol, com 19% do total cada, em 2016, seguindo-se a Andaluzia, que contribuiu com 13%, e a Comunidade Valenciana, contribuindo com 9%. Estas quatro Comunidades representaram mais de 60% do PIB do país em 2016.

A economia espanhola registou um crescimento de 3,2% em 2016, induzido, fundamentalmente, pelo consumo interno e, em menor medida, pelas exportações e pelo investimento das empresas.

As projeções para 2017 apontam para um aumento do PIB da ordem dos 2,8%, apoiado pelo bom desempenho das exportações e por uma maior atividade do setor da construção residencial.


Oportunidades de negócio


Enquanto principal parceiro comercial de Portugal, Espanha assume-se como um mercado incontornável no processo de internacionalização das empresas portuguesas.

Existem oportunidades em diversas áreas de negócio, nomeadamente no têxtil e confeção, mobiliário, calçado, biotecnologia, produtos farmacêuticos, tecnologias de informação e comunicação, automóvel, energias renováveis, entre outras.


Documentos úteis


Ficha de Mercado      Condições Legais      Oportunidades e dificuldades

Principais indicadores económicos do mercado e do seu relacionamento com Portugal.
Ver documento [+]

 

Enquadramento legislativo e regulamentar de Importação e de Investimento Estrangeiro no mercado.
Ver documento [+]

 

Oportunidades e dificuldades que o mercado apresenta nas áreas do comércio, investimento e turismo e cultura de negócios.
Ver documento [+]


Informação Relevante


                                                                                                              A Rede Externa da AICEP   

Partilhar