AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Internacionalizar » Multilaterais

Como iniciar a sua relação com as multilaterais 

 

 Como iniciar a sua relação com as multilaterais

 

No seu sentido mais lato, as oportunidades de negócio, no mercado das multilaterais, são constituídas por:

Contratos de licitação pública de fornecimento de bens, serviços e obras públicas, denominados procurement, que corresponde aos concursos públicos para aquisição de bens ou prestação de serviços no seguimento da aprovação de um financiamento celebrado entre uma IFI e um governo de um país beneficiário do Banco.

 

Financiamento de projetos privados com cariz de desenvolvimento nos países beneficiários da instituição, denominado janela do sector privado. Refira-se que estas operações têm como objetivo institucional facilitar o investimento privado em regiões e países excluídos do mercado de capital privado, com particular ênfase naqueles países considerados de risco elevado para investidores privados.

 

Contratos de consultoria, normalmente com uma dimensão mais reduzida e que reúnem os trabalhos preparatórios dos projetos de desenvolvimento a serem lançados pelo Banco.

Operações de intermediação financeira, relacionadas a título exemplificativo com a sindicalização de empréstimos ou com programas de financiamento facilitadores das trocas comerciais (Trade Finance Facilitation Programmes)

 

Alguns conselhos práticos:

 

·   Consultar os Country Assistance Strategy (CAS), no caso do Banco Mundial, e documentos semelhantes nas outras IFI. Estes documentos indicam as prioridades que o Banco estabeleceu para o país, permitindo identificar se essas se traduzem em sectores relevantes para os interesses e negócios da empresa.

·   Visitar o Banco, o país mutuário e as entidades executoras do projeto.  Acompanhar a evolução do Ciclo do Projeto e procurar estabelecer contactos com o staff chave dos respectivos projectos no Banco.

·   Concentrar esforços na identificação de oportunidades de negócio, ter representação local nos mercados de interesse e procurar estabelecer relações com atores chave dos projetos localmente.

 

·   Consultar regularmente a secção de oportunidades de negócio nas páginas do Banco, bem como toda a documentação referente a cada projecto e os documentos essenciais para candidatura. Subscrever o dgMarket é outra via para receber anúncios de oportunidades de negócio nas Instituições Financeiras Internacionais – O dgMarket é um serviço pago da Development Gateway, Inc., através do qual são fornecidas informações sobre projetos e concursos de todas as entidades financeiras multilaterais, por meio de consulta de informações, de e-mail alerts e de RSS (Rich Site Summary). 

 
Partilhar