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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

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Roadshow Lisboa - Exportar Online

 

Conteúdos da sessão:

Parte I : A integração do comércio eletrónico e o processo de internacionalização da empresa: como fazer uma integração bem-sucedida

 

•   Estratégia de comércio eletrónico: conceitos básicos. O que muda na estratégia internacional? Comércio eletrónico cross-border ou transfronteiriço.

•   SWOT da empresa e seus produtos / serviços.

•   Nível de investimento necessário: aspetos críticos a considerar.

•   Loja online internacional vs marketplaces: vantagens e desvantagens.

•   Principais diferenças entre estratégias B2B e B2C.

•   Conhecendo meu cliente: ferramentas úteis para definir o perfil do meu cliente B2B e B2C.

•   Critérios de seleção de mercado: algumas ferramentas recomendadas para análise de mercado.

•   Inteligência competitiva: com quem vou competir? Exemplos do uso de ferramentas para a análise exaustiva da atividade digital de meus concorrentes.

•   Estratégia de distribuição: há algum conflito com meu canal físico? Algumas soluções.

•   Aspetos legais a ter em conta: tributação aplicável ao e-commerce internacional.

 

Parte II: Os marketplaces como uma ferramenta de vendas internacionais

 

•   Por que são necessários: vantagens e desvantagens.

•   Tipologia de mercados (B2B vs. B2C)

•   Alguns recursos úteis.

•   Alibaba.com: o líder do B2B

    1.   Alguns dados do grupo Alibaba.

    2.   Alibaba.com vs Aliexpress.

    3.   Operação de Alibaba.com

•   Amazon:

    1.   Como definimos a Amazon?

    2.   Analogias e diferenças com outros marketplaces.

    3.   Vender na Amazon: Aspetos estratégicos a ter em conta

    4.   Os custos da Amazon

    5.   Diferença entre Vendor Central y Seller Central

    6.   Integração técnica: principais plugins disponíveis e aspectos a considerar.

•   Ebay:

    1.   Evolução do Ebay: alguns números

    2.   Proposta de valor do Ebay para internacionalização.

    3.   Principais funcionalidades

    4.   Ferramentas para integração com os sistemas internos da empresa.

•   Outros mercados B2B e B2C

    5.   Horizontal e vertical

 

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