Conteúdos da sessão:
Parte I : A integração do comércio eletrónico e o processo de internacionalização da empresa: como fazer uma integração bem-sucedida
· Estratégia de comércio eletrónico: conceitos básicos. O que muda na estratégia internacional? Comércio eletrónico cross-border ou transfronteiriço.
· SWOT da empresa e seus produtos / serviços.
· Nível de investimento necessário: aspetos críticos a considerar.
· Loja online internacional vs marketplaces: vantagens e desvantagens.
· Principais diferenças entre estratégias B2B e B2C.
· Conhecendo meu cliente: ferramentas úteis para definir o perfil do meu cliente B2B e B2C.
· Critérios de seleção de mercado: algumas ferramentas recomendadas para análise de mercado.
· Inteligência competitiva: com quem vou competir? Exemplos do uso de ferramentas para a análise exaustiva da atividade digital de meus concorrentes.
· Estratégia de distribuição: há algum conflito com meu canal físico? Algumas soluções
· Aspetos legais a ter em conta: tributação aplicável ao e-commerce internacional.
Parte II: Os marketplaces como uma ferramenta de vendas internacionais
· Por que são necessários: vantagens e desvantagens.
· Tipologia de mercados (B2B vs. B2C)
· Alguns recursos úteis.
· Alibaba.com: o líder do B2B
- Alguns dados do grupo Alibaba.
- Alibaba.com vs Aliexpress.
- Operação de Alibaba.com
· Amazon:
1. Como definimos a Amazon?
2. Analogias e diferenças com outros marketplaces.
3. Vender na Amazon: Aspetos estratégicos a ter em conta
4. Os custos da Amazon
5. Diferença entre Vendor Central y Seller Central
6. Integração técnica: principais plugins disponíveis e aspectos a considerar.
· Ebay:
1. Evolução do Ebay: alguns números
2. Proposta de valor do Ebay para internacionalização.
3. Principais funcionalidades
4. Ferramentas para integração com os sistemas internos da empresa.
· Outros mercados B2B e B2C
5. Horizontal e vertical
RoadShow | Exportar Online é uma iniciativa que a AICEP desenvolve como resposta à crescente importância desta forma de internacionalização para o mundo empresarial. Vantagens como a redução de custos, a diminuição das barreiras à entrada nos diferentes mercados, a possibilidade de um maior conhecimento sobre os clientes e ambiente tornaram-se demasiado importantes para serem ignoradas e posicionam o e-commerce já não apenas como uma alternativa ao comércio tradicional, mas como uma evolução necessária para as empresas.