Geração INOV Contacto: Vitor Vieira, fundador da INOVA DE

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » InovContacto

Geração INOV Contacto: Vitor Vieira, fundador da INOVA DE 

B.I.: 

Nome estagiário: Vitor Vieira 

Edição Contacto: C8

Formação base: Engenharia Electrotécnica

Empresa de estágio: Mercedes AMG

País de estágio: Alemanha 

 

Vitor Vieira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já na minha adolescência eu desejava sair do Funchal para ir estudar fora da Madeira em Portugal continental. Tinha já a vontade de me expandir a nível pessoal e conhecer mais sobre o país e o mundo. Daí não ser uma surpresa que no fim do meu curso de Engenharia Electrotécnia na FEUP, eu não quisesse voltar para a Madeira, mas sim ter uma experiência profissional no estrangeiro. O programa Inov Contacto foi instrumental no meu crescimento pessoal e profissional, e o estágio na Mercedes AMG na aldeia de Affalterbach perto de Estugarda foi uma excelente experiência para esse fim. Aprendi imenso sobre a cultura e forma de trabalhar dos Alemães, mas um ano não é suficiente para aprender a língua Alemã… Daí a minha decisão de permanecer na Alemanha. Por isso em 2006 fui aceite para um programa de Doutoramento Marie Skłodowska-Curie actions que se realizava em Inglês.

 

O doutoramento em robots médicos na Universidade de Heidelberg abriu-me as portas para o ramo médico, e o contacto diário com cirurgiões e outros médicos de especialidades diversas abriu-me os olhos para as necessidades do ramo. Com esse conhecimento, eu iniciei logo funções como chefe de desenvolvimento de software na empresa Precisis AG localizada na mesma cidade. Durante quase seis anos participei em diversos projectos de desenvolvimento médico, e criei três produtos médicos para os ramos de radioterapia e neurocirurgia. Mas isso não era suficiente.

 

Como nasceu a empresa

 

Inova DE

 

Com o contacto contínuo com as pessoas que utilizavam o meu software, fui detectando muitas outras necessidades de desenvolvimento e melhorias no ramo médico. Afinal de contas todos nós somos humanos e mais cedo também iremos necessitar de cuidados. É por isso importante que as ferramentas dos médicos estejam à altura do desafio. Sentindo-me restrito nas acções do antigo empregador, decidi avançar com novas ideias e desafios na área. Nesta mesma altura entrei em contacto com o Eurico Neves, fundador da empresa Inovamais S.A. em Portugal. Juntos decidimos abrir uma nova empresa na Alemanha e dedica-la ao desenvolvimento de software médico. Com o apoio da Inova+ foi possível ultrapassar diversos desafios empresariais, e com a minha rede de contactos médicos (e já fluente em Alemão) criou-se a empresa Inova DE entre 2013-2014.

 

Sobre a Inova DE

 

A Inova DE tem dois ramos de actividade: Gestão de inovação e desenvolvimento de software médico. Gestão de inovação aqui entende-se como auxiliar outras empresas na valorização das suas competências inovativas, na escrita de propostas para financiamento Europeu ou nacional, e pesquisa de parceiros para concretizar essas inovações. A nível de desenvolvimento de software médico, nós fazemo-lo sem restrição à especialidade médica e estarmos a desenvolver produtos na área de cardiologia, oncologia e impressão 3D.

 

Nós colaboramos com actores de todos os sectores de actividade: academia (universidades e institutos de investigação), Utilizadores (centros clínicos, municípios, etc) e indústria (outros parceiros para o desenvolvimento e comercialização). Desta forma operamos a nível europeu e extra-europeu para obter os melhores resultados dos produtos que desenvolvemos e apoiarmos aos nossos clientes no seu desenvolvimento.

 

Um bom exemplo do nosso trabalho é um wearable para cardiologia que permite colectar o electrocardiograma continuamente durante semanas a meses, e analisar os dados on-line para os cardiologistas. A Inova DE desenvolve a plataforma de internet que apoia o cardiologia, e com mais três parceiros estaremos prontos com o protótipo no final de 2018.

 

Com esta iniciativa e outros projectos semelhantes, fui galardoado com o prémio Empreender 2020 na categoria "serviços e conhecimento" da fundação AEP no final de 2017.

 

Estamos determinados a fazer com que os que os nossos produtos e serviços venham a melhorar a qualidade de vida e dos tratamentos médicos de todos nós.

Em Portugal, através da Inova+ contribuímos também em outros ramos de ICT (Information and Communication Technologies) como: Ambiented Assisted Living; Smart-cities; Factories of the Future; plataformas para Internet of Things; etc.

Contactos da empresa:

Inova DE GmbH

Kaiserstr. 64,
69115 Heidelberg
Alemanha
+49 6221 3543445

info@inova-de.eu
http://www.inova-de.eu

Partilhar