Testemunhos de Entidades

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » InovContacto

Testemunhos de Entidades 

 

Daniel Teles Fortes

Coba, Peru

 

"O Programa INOV Contacto trata-se de um programa bem conhecido da COBA. É uma excelente iniciativa, que permite aos recém- licenciados uma primeira experiência profissional na sua área de formação e, em simultâneo, uma experiência internacional. Através deste programa já vários estagiários foram convidados a continuar e serem integrados na nossa empresa."

Carla Pedroza

Gerente Executiva, Câmara Portuguesa de Com. e Ind. do RJ

Brasil

 

"Excelente inciativa deste Programa. O INOV Contacto permite aos jovens alargar horizontes culturais e pessoais, com a oportunidade de fazer um destino de sonho de uma carreira internacional. A Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro já participa do programa algum tempo e a seleção dos candidatos enviados à esta Câmara vem de forma exemplar e com a qualidade desejada dos profissionais."

Clara Niza

WWS - Wine With Spirit, S.A

Fall River, MA, EUA

 

"O programa INOV Contacto é um importante apoio à internacionalização das empresas portuguesas, tendo um papel fundamental na consolidação da presença das empresas portuguesas nos mercados onde atua. O facto de poder ter alguém num determinado mercado, possibilitando o seu maior conhecimento e proximidade, é uma ferramenta de um enorme valor acrescentado e que exige um investimento que, de outra forma, a maioria das empresas portuguesas não tem capacidade de suportar. É, por isso, um programa a manter e a alargar a mercados onde possa ainda não estar em funcionamento."

 

Elisa Pereira, Advogada

ABREU E C&C ADVOGADOS, Timor-Leste

 

"Este foi o segundo ano que recebemos um estagiário através do programa INOV Contacto e uma vez mais a experiência revelou-se muito positiva. Este é um excelente programa que proporciona a muitos jovens a primeira oportunidade de contacto com o mercado de trabalho, com a mais-valia de ter lugar num contexto internacional. Os estagiários INOV Contacto podem aportar às empresas novos conhecimentos e a sua atitude dinâmica em muito pode contribuir não só para a melhoria do rendimento das empresas, mas também para o desenvolvimento de países como Timor-Leste, dando a possibilidade de fazerem a diferença e através do seu exemplo incentivar jovens colegas timorenses a trabalhar de forma profissional e empenhada."

  

 

  Susana Damasceno

 

Susana Damasceno
AIDGLOBAL, Chibuto, Moçambique

 

"Graças ao programa INOV Contacto a Organização conseguiu reforçar a sua equipa em Moçambique, tendo a estagiária proposta pelo programa correspondido na íntegra aos desafios com os quais a delegação da AIDGLOBAL tem de lidar diariamente. Todo o processo inerente ao desenvolvimento do estágio decorreu muito naturalmente e o programa demonstrou, mais uma vez, ser útil para as organizações e para os estagiários, além de que muito bem coordenado."

 

 Francisco Jerónimo

Francisco Jerónimo
IDC UK, Londres, Reino Unido

 

"A IDC participa no INOV Contacto há 11 anos e este continua a ser um excelente programa para integração de profissionais juniores no ambiente internacional e uma excelente plataforma para avaliar futuros colaboradores. A excelência da seleção dos candidatos e a adequação do perfil às funções a desempenhar tem resultado na contratação de todos os profissionais que estagiaram na IDC em Londres." 

 

  Nuno Melo

Nuno Melo
Cerveja Independente Musa Lda., Haarlem, Holanda 

 

"Sendo um contacteante, já conhecia bem o programa. Mudou a minha vida em 2004 e penso ter mudado a vida da estagiária este ano. É uma ferramenta fantástica de apoio à internacionalização de uma empresa com a dimensão da Cerveja Musa e um trampolim excelente para alguém com a idade da estagiária adquirir experiência internacional e outra "tarimba" profissional." 

 

  Agostinho Carvalho

Agostinho Carvalho
Pinto Brasil – Fábrica de Máquinas, S.A., Bissau, Guiné-Bissau

 

"Excelente iniciativa que proporciona o contacto entre empresas e jovens talentos. Aproximação entre estagiários e empresas, permitindo selecionar indivíduos com vocação para o desempenho de funções na área internacional. Revelou-se um programa no seu todo eficaz e muito bem gerido pela coordenadora com a qual trabalhamos diretamente."

 

  Mário Pinheiro

Mário Pinheiro
Ribafreixo Wines Lda., Perth, Austrália

 

“Estamos muito satisfeitos com as experiências que nos trouxe o programa INOV, uma nos Estados Unidos e outra na Austrália. No geral é uma grande mais-valia para as empresas exportadoras, como é o nosso caso. Contar com profissionais responsáveis, qualificados e que eventualmente podem trazer novas formas de trabalhar e dinâmicas nas várias áreas em que operamos, a um custo reduzido para a empresa, é de facto bastante compensador”.

 

  André Pombinho

André Pombinho

Tecnasol FGE, Fundações e Geotecnia, S.A., Maputo, Moçambique

 

"Programa muito positivo que permite esta primeira relação entre os estagiários e as empresas. O estágio foi um sucesso e daí que a estagiária irá integrar os quadros da empresa no término do estágio."

 

  Ricardo Brandão Watanabe

Ricardo Brandão Watanabeara

Embraer, São Paulo, Brasil

 

"Os estagiários do INOV são comprometidos e demostram grande interesse em aprender na empresa. O suporte do programa do início ao final do estágio foi muito bom, tanto para o estagiário quanto para a empresa."

 

  Clara Niza

Clara Niza 

WWS - Wine With Spirit, S.A., Fall River, MA, EUA 

 

"O programa INOV Contacto é um importante apoio à internacionalização das empresas portuguesas, tendo um papel fundamental na consolidação da presença das empresas portuguesas nos mercados onde atua. O facto de poder ter alguém num determinado mercado, possibilitando o seu maior conhecimento e proximidade, é uma ferramenta de um enorme valor acrescentado e que exige um investimento que, de outra forma, a maioria das empresas portuguesas não tem capacidade de suportar. É, por isso, um programa a manter e a alargar a mercados onde possa ainda não estar em funcionamento."

Dr. João José Ferreira, Diretor de Recursos Humanos

João José Ferreira

Bosch Termotecnologia, Diretor de Recursos Humanos

 

"Chile, Brasil, Argentina, Alemanha, China e México foram alguns dos destinos por onde passaram os jovens selecionados para estágio na Bosch. (…). Segundo João José Ferreira, "há uma integração muito positiva e um valor acrescentado para a organização". Além disso, prossegue, "o programa é uma ótima forma de recrutar. Se no currículo tiver INOV Contacto, temos garantias de que é um candidato para assumir funções". -

"in DN – INOV. A porta de entrada para uma carreira internacional".

 

Ricardo Dinis, General Sales Manager TAP UK

Ricardo Dinis,

General Sales Manager, TAP, Reino Unido

 

"O INOV é um excelente Programa que proporciona aos estagiários uma primeira experiência no Mercado de Trabalho mas que também traz para dentro da Empresa novos conhecimentos.

Dada essa liberdade, os estagiários podem muitas vezes questionar a forma como certos processos são conduzidos, o que pode levar à melhoria da qualidade desses mesmos processos, pela via da introdução de novas ideias." 

   

Elisete Mascarenhas Lima, DGI-Diretora Geral

Elisete Mascarenhas Lima

DGI-Diretora Geral, Laboratórios Inpharma - Indústria Farmacêutica, S.A.

 

"A Inpharma tem vindo a acolher estagiários no âmbito deste programa, e tem sido uma experiencia muito profícua, ao longo destes anos.

É um "ganhar -ganhar", em áreas e setores diferentes da Empresa. Tem sido uma mais valia para ambas as partes (relatos e relatórios dos estagiários e resultados visíveis , no final de cada missão).

 

Tiago Ribeiro, 

Gestor de Projetos, AdP Internacional, Timor-Leste

 

“… O programa Inov Contacto é sem dúvida uma porta "global" que se abre para uma geração muito qualificada e que em muito, pode contribuir para o desenvolvimento de países e economias.
Para muitos dos seus participantes é também a primeira oportunidade de contacto com o mercado de trabalho num contexto internacional e que em muito valoriza os seus currículos.”

  

Paulo Campos
Barata & Ramilo, S.A. (Parfois),  Espanha

 

“Programa de grande importância para empresas que pretendem internacionalização. Projetam jovens profissionais na carreira internacional, o que sem dúvida é um fator importante para a visibilidade do nosso país e dos nossos profissionais no estrangeiro.”

 

Daniel Teles Fortes
General Manager, COBA, Peru 

 

“O Programa INOV Contacto trata-se de um programa bem conhecido da COBA. É uma excelente iniciativa, que permite aos recém- licenciados uma primeira experiência profissional na sua área de formação e, em simultâneo, uma experiência internacional. Através deste programa já vários estagiários foram convidados a continuar e serem integrados na nossa empresa.”

  

Rui Martins

Rui Martins

Coordenador Internacional, CONSULGAL, Moçambique

 

“Uma vez mais só temos elogios a tecer ao programa pela qualidade dos estagiários que nos têm sido atribuídos que demonstra um processo de seleção rigoroso e muito eficaz.”

 

Nuno Sardinha Mata

Nuno Sardinha Mata

Partner Lawyer, C&C Advogados, Macau

 

“Uma excelente medida de colocação de jovens quadros no mundo internacional permitindo aos estagiários uma boa e cada vez mais indispensável experiência internacional bem como às entidades recetoras a possibilidade de acolher e posteriormente integrar jovens com qualidades profissionais superiores” 

 

Tiago Cavaco Alves

Tiago Cavaco Alves

Vice-presidente, SCIENCE4YOU, Espanha

 

"O INOV Contacto continua a ser um programa de excelência, razão pela qual a Science4you continuará a apostar neste programa.
A seleção dos estagiários parece-nos bastante criteriosa. Os dois estagiários recebidos na empresa este ano foram sem dúvida uma mais-valia para a sucursal espanhola, razão pela qual foram convidados a permanecer na empresa, sendo agora parte da família Science4you."

 

Carlos Couto

Carlos Couto
Diretor Arquiteto, CC, ATELIER DE ARQUITETURA, LDA

 

“O programa está bem concebido e tem sido uma agradável experiência para a empresa porquanto muitos dos estagiários têm sido convidados a continuar.”

 

Pedro Atanásio

Pedro Atanásio

Sumol Compal, Moçambique 

 

“O programa INOV Contacto é uma excelente iniciativa, que deverá continuar por muitos anos, pois serve de plataforma para vários jovens com formação iniciarem a sua carreira internacional, que abre horizontes de forma inequívoca.
Para as empresas é também uma grande oportunidade de ter acesso a quadros qualificados que podem incorporar a força de trabalho efetiva da empresa, como foi o caso da Filipa Neves.“

Teresa Kol de Alvarenga

Representante Permanente Adjunto, Delegação Permanente de Portugal junto da OCDE

 

"Desde há vários anos que a Delegação de Portugal junto da OCDE recebe estagiários do Programa INOV Contacto, com formação académica nas áreas da Economia, Relações Internacionais e Direito. O estágio permite aos formandos participar ativamente nos trabalhos da Delegação nas suas relações com a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos. Possibilita-lhes ainda, a presença em inúmeras reuniões, e observar como se processa a negociação internacional, através do diálogo e respetivo consenso.

 

Será ainda de destacar a que a proximidade dos estagiários com a OCDE e expertise adquirida por estes, tem constituído uma mais-valia profissional que valoriza os próprios CV, aumentando as probabilidades de recrutamento e facilitando o acesso ao mercado laboral."

 

Joao Pinheiro

João Pinheiro

MALLPOWER – ENERGIAS RENOVAVEIS, LDA

 

"Estes programas representam uma valiosa ajuda às empresas que pretendem penetrar em novos mercados, procurando expandir a sua atividade aos mercados externos e conquistar um posicionamento privilegiado no mercado global, conseguindo desta forma crescer sustentadamente.

 

Ricardo Costa

Ricardo Costa 

Bernardo da Costa – Comércio de Equipamentos de Segurança, Lda

 

"O Programa INOV Contacto é extremamente positivo tanto para as empresas Portuguesas que procuram estar presentes em novos mercados, como para os recém-licenciados que têm oportunidade de contactar com outras realidades.

Empreendedorismo, capacidade de trabalho, disponibilidade e abertura a novos projetos. Organização."

 

Rafael Ambrosio

Rafael Ambrósio

Ambienta – Assessoria e Desenvolvimento Local

 

"Ótima iniciativa pois possibilita troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais brasileiros e portugueses, de maneira que tanto a entidade quanto o profissional, após o programa, ganham em qualidade profissional."

  

Dominic Symington

Dominic Symington
Symington Familyes, Vinhos, S.A

 

"Após a primeira experiência com este programa na Symington o saldo é francamente positivo já que a vontade geral é de repetir a inscrição este ano.

Uma oportunidade de jovens estagiários e das empresas abordarem novas experiências. Uns na ótica da sua experiência pessoal e as outras na ótica de conhecimento dos mercados internacionais, que de outra forma teriam mais dificuldade em abordar."

 

Antonio Oliveira Monteiro

António Oliveira Monteiro

Export e Marketing Manager, Quinta das Arcas

 

"A empresa vê este programa como um excelente provedor de recursos humanos especializados e com boas perspetivas de integração na empresa e também vê com bons olhos a continuação de candidaturas em próximas edições do programa."

    

rui brandao

Rui Brandão

Director Geral Delegado, Higest Moçambique, Lda

 

"O programa INOV Contacto é provavelmente a melhor iniciativa do Ministério da Economia e do Emprego dos últimos 500 anos."

  

luis baptista coelho

Luis Baptista-Coelho

Chief Executive Officer, NDrive Navigation Systems S.A.

 

"Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Grécia, México, Noruega e Republica Checa foram os mercados onde a NDrive colocou quadros através do Programa INOV Contacto. Em qualquer processo de expansão internacional ter acesso a recursos humanos com esta qualidade e mobilidade torna-se um fator de sucesso imediato. Através do programa INOV Contacto, a AICEP dá claramente um passo importante no processo de internacionalização de tecnologia Portuguesa."

 

Ventura Valcarce Magdalena

VVM, Arquitectos; Barcelona

 

"Somos parceiros do Programa INOV Contacto, da AICEP PORTUGAL GLOBAL desde há várias edições. Temos testemunhado uma grande evolução, vontade e capacidade de adaptação dos estagiários. É sem dúvida uma muito boa ferramenta de divulgação da NOVA INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO PORTUGUESA no mundo e das associações de profissionais e empresas ibéricas em que tanto cremos."

 

 

Luís Araújo

Administrador do Grupo Pestana

 

"Mais do que um Programa de estágios para jovens, o INOV Contacto constitui uma excelente oportunidade para partilha de experiências e aprendizagem mútua. A internacionalização do Grupo Pestana é cada vez mais uma realidade (estamos presentes em 12 países espalhados por 3 Continentes) sendo muito gratificante partilhar esta experiência com jovens portugueses a quem procuramos transmitir os nossos valores e cultura de trabalho. Da nossa parte e desses mesmos jovens recebemos, de forma espontânea, algo muito mais valioso: a divulgação e afirmação, naqueles países e junto das nossas equipes locais, do que é Portugal."

 

Henrique Burnay

Senior Partner Eupportunity (QB lda)

 

"A decisão de candidatar a Eupportunity ao Programa INOV contacto foi uma excelente opção. A seleção da estagiária foi absolutamente adequada às nossas indicações e necessidades, a disponibilidade e flexibilidade dos responsáveis pelo programa tornam a sua execução fácil e muito vantajosa.

Ao Inov contacto concorrem recém-licenciados com vontade de arriscar. Exatamente o tipo de pessoas que uma empresa com energia precisa. E são selecionados os mais adequados: o que potencia, enormemente, o resultado final: muito positivo, no nosso caso. Para repetir."

 

Carlos Penelas

MK Contractors USA

 

"Programa com elevado interesse para as organizações portuguesas com implantação internacional e com planos de expansão de negócios fora de Portugal. Promove e facilita a contratação de colaboradores de elevado potencial; permite a “confrontação” dos novos quadros/ estagiários com as diferentes realidades mundiais ao nível económico, técnico, negócios, cultural, linguístico, etc., criando potenciais colaboradores para as empresas portuguesas, com uma visão alargada do espectro empresarial, com maior capacidade de adaptação a novos projetos e geografias. Cria oportunidades “únicas” para os estagiários."

  

  

Diogo Monteiro

Media & Communication Manager, Critical Software

 

"O Programa INOV Contacto tem sido ao longo dos últimos tempos uma poderosa ferramenta de integração de recursos humanos qualificados para a Critical Software. O perfil de elevado background técnico com uma visão pragmática do mercado internacional, torna os estagiários deste programa em ativos extraordinariamente valiosos. Até ao momento passaram pelas operações internacionais da Critical 17 estagiários, o que espelha bem o compromisso da empresa para o com o programa."

         

 

Tiago Vidal

SonaeSierra

 

"Permite-nos ter estagiários qualificados e motivados que ocupam posições que estão momentaneamente em aberto servindo como um apoio crucial ao desenvolvimento das nossas atividades."

 

 

Hélder Antunes
Director de engenharia para a área de Segurança de Sistemas da CISCO Systems

 

"Um dos entusiastas do Programa INOV Contacto, que lhe revelou “uma juventude de estagiários de altíssima qualidade - são mesmo muito bons e neste ambiente do Silicon Valley adaptam-se e tornam-se muito competitivos”. Por isso, continua a batalhar para criar, dentro da Cisco, um lóbi a favor de Portugal. “Queremos continuar a trazer o máximo de estagiários para São José, para demonstrarmos o seu valor, e podermos criar massa crítica para abrir, depois, um centro em Portugal”, conclui."

  

 

Emílio Rui Vilar

Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian

 

"Os bons resultados desta experiência demonstram a qualidade dos candidatos (e nomeadamente os bons critérios de seleção) e a boa preparação vestibular que o programa assegura em Portugal. Participar no Programa Contacto é também reassumir uma responsabilidade: não nos esqueçamos que a primeira globalização foi obra de nossos antepassados, os portugueses de Quinhentos."

 

 José Redondo

José Redondo
Administrador do Grupo Bial

 

"O Programa Contacto@Icep, a que estamos associados desde a segunda edição, tem sido um contributo importante no apoio à internacionalização do Grupo Bial e, cremos, na formação de jovens quadros que connosco colaboraram nessa área. A experiência do seu trabalho na Bial e a sua vivência com realidades distintas - Moçambique e Espanha - certamente contribuíram para a sua formação pessoal e profissional.

A experiência é claramente positiva, sendo de salientar a qualidade dos diversos participantes, um dos quais ficou a trabalhar no nosso departamento internacional em Portugal. A formação de jovens quadros portugueses na área internacional é uma mais-valia para o tecido empresarial português.

Desejamos que o Programa Contacto@Icep continue e se desenvolva de forma a apoiar as empresas no grande desafio que é a sua internacionalização."

  

Eduardo Sarafana

Eduardo Sarafana
Managing Director, CONSULGAL HUNGARIA KFT 

 

"Programa muito interessante, tanto para as organizações como para os estagiários. No caso da Consulgal, o programa contribui significativamente para o sucesso do processo de internacionalização e para a correta divulgação das boas práticas da Consultoria de Engenharia portuguesa. Para os estagiários o programa também é muito atrativo, pois a vivência no estrangeiro “abre horizontes” estimulando o crescimento social e desenvolvimento da personalidade, além do óbvio desenvolvimento técnico.

 

Aspetos positivos (na ótica da organização):

- Jovens com disposição para novas experiências

- Animação das equipas/colaboradores expatriados.

- Custo nulo ou reduzido para a organização"

 

José Santos

Engº Civil Senior, Pal AsiaConsult

 

"O programa cumpre inteiramente os objetivos a que se propõe dando oportunidade aos jovens engenheiros com espírito mais empreendedor de experimentar novos métodos de trabalho e simultaneamente contactarem com diferentes culturas. Este intercâmbio e experiência são um bom contributo para que a engenharia portuguesa esteja mais próxima do que se faz no resto do mundo assim como para a difusão do que há de bom na engenharia portuguesa."

 

Carlos Amaro

Carlos Amaro

Operations Director, CTTC Archway Technology Co., Ltd.

 

"É um programa muito interessante que permite formar jovens portugueses dando-lhes uma experiência aliciante e multi-cultural, atrativo para as empresas envolvidas porque podem aproveitar os estagiários, e uma aposta do INOV Contacto para obter colaboradores de bom nível e que começam desde cedo a ter experiência internacional."

  

Partilhar