Geração INOV Contacto: Rui Cardeira, fundador da PRAVEA

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » InovContacto

Geração INOV Contacto: Rui Cardeira, fundador da PRAVEA 

B.I.: 

Nome estagiário: Rui Cardeira

Edição Contacto: C14

Formação base: Engenharia e Gestão Industrial

Empresa de estágio: Sodecia Argentina S:R:L:

País de estágio: Argentina 

 

Rui Cardeira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com vontade de ter uma experiência profissional fora de Portugal desde a faculdade, foi no verão de 2009 que decidi inscrever-me no Contacto. Depois de uma primeira experiência de trabalho em Portugal, na área da consultoria, era altura de experimentar novos ambientes, outras culturas e sair do conforto que o país, a família e os amigos proporcionam.

 

Atribuído à fábrica de componentes automóveis Sodecia nos arredores de La Plata, Argentina. Pude conhecer a cultura de trabalho e os aspetos políticos, económicos e sociais deste país e da sua capital Buenos Aires, vivendo entre esta vibrante megametrópole onde estava alojado, e a realidade contrastante dos subúrbios onde se localizam muitas pequenas e grandes indústrias junto com pequenas comunidades que alimentam a força de trabalho da cidade e de estas mesmas indústrias.

 

Na fábrica tive a oportunidade de poder trabalhar em várias tarefas de grande responsabilidade que, fundamentalmente, me permitiram ganhar muitas competências ao nível da liderança de equipas, organização, planeamento e negociação. Foi também uma experiência importante que me permitiu ganhar resiliência e uma vontade de não desistir, mesmo nas piores circunstâncias. Aprendi que é importante relativizar os problemas e saber atribuir prioridades quando todos os problemas são de urgente solução.

 

Internacionalização e empreendedorismo

Depois de um exigente estágio, com vontade de continuar a trabalhar num ambiente multicultural e com muitas ideias de negócio comecei a procurar trabalho em Portugal e em Espanha, sempre com o objetivo de prosseguir uma carreira internacional, mas estávamos no final de 2010 e as oportunidades eram escassas e pouco interessantes e acabei por me decidir em criar o meu próprio negócio, já que bons momentos não existem, criam-se!

 

O que é eu poderia fazer que pudesse ajudar o país, me desse gozo fazer e não precisasse de capital intensivo?

 

Tendo já trabalhado em Comércio Internacional, já que a fábrica importava muitas peças e fazia algumas exportações pontuais, foi uma das áreas em que procurava trabalho e foi a área que escolhi para aumentar os meus conhecimentos. Inscrevi-me em Abril de 2011 num curso de Comércio Internacional, que fiz em Madrid em Julho desse ano e já com o objetivo de perceber se podia criar a minha própria empresa nessa área, ao mesmo tempo que estudava outras possibilidades.

 

Este curso permitiu-me outra vez abrir os meus horizontes, perceber que era possível tentar e que há que passar da teoria à acçao.

 

Entre Agosto de 2011 e Setembro de 2011 dou inicio ao meu projecto e em Janeiro de 2012 estávamos prontos a arrancar.

 

 

PRAVEA – Unique Quality Products Lda.

 

 

 

 

 

 

 

 

Somos uma consultora dedicada ao Comércio Internacional, agindo em substituição ou como extensão do Departamento de Exportação ou Comercialização da empresa.

Embora focados no sector Alimentar, também trabalhamos com outros sectores desde que os nossos clientes sustentem os seus produtos com base na qualidade e em oferecer aos mercados um produto sustentado na qualidade ou numa vantagem competitiva.

 

O nosso trabalho começa com um diagnóstico para percebermos se a empresa tem capacidade para se internacionalizar, depois selecionamos um mercado, estudamo-lo e adaptamos a empresa e o produto ao novo mercado – legislação, gosto, necessidade logística, etc.

 

Através de uma rede de contactos conseguimos cobrir as áreas da Gestão Estratégica, Marketing e Comunicação, Logística, Legislação e Segurança Alimentar, Design, Documentação e Direito.

 

Mais recentemente fechámos um acordo com uma empresa espanhola, o que nos permitiu trabalhar o mercado espanhol de forma mais direta e ainda permitir a entrada de empresas espanholas nos mercados português e lusófonos.

 

Atualmente trabalhamos com um conjunto de empresas portuguesas e espanholas com o objetivo da sua entrada nos mercados de Espanha, Portugal, Alemanha e Angola.

 

Estamos sempre disponíveis para o próximo desafio!

Contactos da empresa:

PRAVEA – Unique Quality Products Lda.

R. Miguel Pais, 117, 1 Esq. | 2830-356 Barreiro

Portugal

Rui Cardeira | rcardeira@pravea.com | +351 91 710 1778

Vasco Pacheco | vpacheco@pravea.com | +351 91 655 5420

 

Partilhar